Receita do petróleo continua em queda

Receita do petróleo continua em queda - Folha 8

A receita angolana com a exportação de petróleo atingiu os 21,5 mil milhões de euros entre Janeiro e Novembro deste ano, reflectindo uma quebra de 2,4 mil milhões de euros face ao período homólogo de 2013.

A informação resulta da análise dos dados disponibilizados pelo Ministério das Finanças referentes às receitas ordinárias do sector petrolífero entre Janeiro e Novembro, tendo em conta a taxa de câmbio actual.

Em onze meses, Angola exportou 548,6 milhões de barris de petróleo, número que contrasta com os 579,3 milhões do mesmo período de 2013, que então representou mais de 3 biliões de kwanzas (23,9 mil milhões de euros) em receitas fiscais.

Em contrapartida, no mesmo período, Angola arrecadou 2,6 biliões de kwanzas (21,5 mil milhões de euros) com o petróleo.

Além da quebra da produção, essencialmente no primeiro semestre, a diminuição das receitas é justificada igualmente com a redução do preço internacional do barril de crude.

Em Setembro de 2013 o petróleo exportado por Angola chegou a ultrapassar os 110 dólares por barril, cotação que tem vindo a descer consecutivamente desde o último verão.

Esta evolução no mercado internacional levou o executivo de Eduardo dos Santos a rever algumas metas para 2015, através do próximo Orçamento Geral do Estado (OGE), que prevê um défice orçamental de 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de um crescimento da economia nacional de 9,7%.

O Governo angolano explica este desempenho com a incerteza na cotação internacional do preço de crude, estabelecendo 81 dólares por barril de petróleo como valor de referência na exportação, contra os 98 dólares inscritos no OGE de 2014.

Este valor serve de base ao cálculo das receitas fiscais petrolíferas, que em 2015 deverão render ao Estado 2,551 biliões de kwanzas (20.475 milhões de euros).

Artigos Relacionados

Leave a Comment