Georges Chikoti e John Kerry analisam parceria estratégica

Georges Chikoti e John Kerry analisam parceria estratégica - Folha 8

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, vai reunir-se na terça-feira em Washington com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou o Governo de José Eduardo dos Santos.

E m comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Angola refere que a reunião de trabalho servirá para abordar o “Diálogo de Parceria Estratégica”, bem como para analisar questões sobre segurança marítima, operações de manutenção da paz, comércio e energia.

Georges Chikoti, que deverá permanecer 24 horas nos EUA, tem igualmente agendados encontros de trabalho com a Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas Greenfield, e com o enviado especial de Washington para a Região dos Grandes Lagos, Russ Feingold.

A nota sublinha que esta é a primeira reunião bilateral do género, que se realiza entre os chefes da diplomacia dos dois países.

A anteceder o encontro bilateral, realiza-se na segunda-feira um encontro de “consultas” entre a secretária de Estado Assistente para as Organizações Internacionais e as Nações Unidas, Sheba Crocker, e o representante permanente de Angola junto da ONU, Ismael Martins.

O encontro, deverá tratar de questões que vão fazer parte da Agenda do Conselho de Segurança das Nações Unidas no próximo ano, do qual Angola é membro não permanente para um período de dois anos, a começar em Janeiro de 2015.

Artigos Relacionados

Leave a Comment