TRUMP COLOCA CAPACETES AZUIS EM VIAS DE EXTINÇÃO

A ONU reduzirá em 25% as Forças de Paz no mundo nos próximos meses, ou entre 13.000 e 14.000 militares e polícias, devido aos cortes de financiamento de países como Estados Unidos, anunciou hoje um funcionário da organização.

Um alto funcionário das Nações Unidas, que falou sob condição de anonimato, segundo a agência France-Presse (AFP), afirmou: “Teremos que repatriar, reduzir em cerca de 25% o número dos nossos militares e polícias de manutenção da paz, assim como os seus equipamentos. Um número significativo de trabalhadores civis das missões também serão afectados”.

O orçamento das operações de manutenção da paz para 2025-2026 (Julho de 2025 a Junho de 2026) é de aproximadamente 5,4 biliões de dólares (4,6 mil milhões de euros), dos quais 1,3 biliões (1,12 mil milhões de euros) deveriam vir dos Estados Unidos e 1,2 biliões (1,03 mil milhões de euros) da China.

Mas, desde que Donald Trump regressou à Casa Branca, em Janeiro deste ano, Washington anunciou cortes massivos na sua ajuda externa.

Os norte-americanos já informaram as Nações Unidas que contribuirão com apenas 682 milhões de dólares (586,4 milhões de euros) para o orçamento de 2025-2026, incluindo 85 milhões de dólares (73 milhões de euros) destinados ao futuro escritório de apoio da ONU à nova missão internacional anti-gangues no Haiti.

No total, a ONU antevê um défice de 16% a 17% do orçamento atual para as operações de manutenção da paz.

Enquanto aguardavam a decisão dos EUA, as 11 missões de paz ativas da ONU prepararam planos para antecipar vários cenários de cortes de financiamento. A redução de 25% nas tropas será distribuída entre as 11 missões, disse a autoridade.

“Sabemos que haverá consequências em termos de monitorização do cessar-fogo, proteção civil e trabalho com equipas humanitárias”, observou, prevendo um impacto “significativo” sem o poder avaliar com mais detalhe.

A ONU tem forças de manutenção da paz – cujos soldados são conhecidos como “capacetes azuis” – destacadas em locais como o leste da República Democrática do Congo, no sul do Líbano, na República Centro-Africana, no Sudão do Sul ou Saara Ocidental.

Visitado 78 times, 23 visitas hoje

Artigos Relacionados

Leave a Comment