CONVERSA COM PRESIDENTES, MAS SÓ UM FOI ELEITO

A 8ª edição do EurAfrican Fórum 2025, evento anual promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, será encerrada com a “Conversa com os Presidentes” entre o Presidente da República Portuguesa (eleito), Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República de Angola (não nominalmente eleito e que ocupa o cargo por inerência de ser Presidente do MPLA), João Lourenço.

O evento terá lugar a 25 e 26 de Julho na Nova SBE, Carcavelos – Cascais, com presenças confirmadas do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

João Lourenço fez os estudos primários e secundários na província do Bié e também na cidade capital, na antiga Escola Industrial de Luanda e no Instituto Industrial de Luanda. De 1978 a 1982, recebeu na então União Soviética formação militar, tendo-se especializado em artilharia pesada. Nesse país, obteve igualmente o grau académico de Mestre em Ciências Históricas. Tem o domínio fluente do inglês, do russo e do espanhol.

Participou a partir de Agosto de 1974 na luta de Libertação Nacional, conduzida pelo MPLA, tendo feito a sua primeira instrução político-militar no Centro de Instrução Revolucionária – CIR ‘Kalunga’ – no Congo Brazzaville. Integrou o primeiro grupo de combatentes do MPLA que em 1974 entrou em território nacional, via Miconge, em direcção à cidade de Cabinda.

Integra o Comité Central do MPLA desde 1985, é membro do seu Bureau Político desde 1990 e, na sequência do VII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em 2016, foi eleito Vice-Presidente do MPLA. Anteriormente, já tinha desempenhado as funções de 1º Secretário do Bureau Político e também Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação e para a Esfera Económica e Social.

No domínio das funções governativas, foi nomeado em 1983, aos 29 anos de idade, para exercer o cargo de Comissário Provincial do Moxico, equivalente ao cargo actual de Governador de Província. Foi posteriormente, de 1986 a 1989, Comissário Provincial de Benguela. Em 2014, por Decreto Presidencial, foi nomeado Ministro da Defesa Nacional, cargo que exerceu até ao início da campanha eleitoral de 2017.

Ao nível parlamentar, João Lourenço foi Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, de 1991 a 1998, e posteriormente Presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, tendo desempenhado as funções de 1º Vice-Presidente da Assembleia Nacional, de 2003 a 2014.

A participação de João Lourenço no EurAfrican Fórum 2025 enquadra-se na sua agenda de diplomacia económica e política, promovendo o reforço das relações entre Angola e Portugal, bem como o aprofundamento da cooperação entre África e Europa. A sua presença (é igualmente Presidente do MPLA – parido no Poder há 50 anos – Titular do Poder Executivo e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas) visa fomentar o diálogo estratégico entre os dois continentes, explorando oportunidades de desenvolvimento conjunto.

Entre os confirmados estão também o Ministro das Telecomunicações angolano, Mário Augusto Oliveira, o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas d’Abreu, a Embaixadora de Angola na União Europeia, Rosário Bento Pais, e o Presidente da Fundação Aga Khan, Mohamed Azzim.

O EurAfrican Fórum é uma plataforma de contacto internacional e softpower, orientada para o diálogo e colaboração pública e privada entre Europa e África. Com o tema “Transformar o Amanhã: Construir Parcerias Globais para Alcançar a Agenda 2063”, a 8ª edição do EurAfrican Fórum reúne líderes de alto-nível de diversas organizações europeias e africanas em nove debates temáticos sobre Comércio e Investimento, Segurança Energética, Mercados Globais, Tecnologia, Resiliência das Infra-estruturas, Instituições Financeiras, Ecossistemas de Startups, Geopolítica e Políticas para o Progresso.

Artigos Relacionados

Leave a Comment