Duas sondagens de intenção de voto divulgadas hoje apontam para a vitória da presidente Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores, de centro-esquerda) na segunda volta da eleição brasileira, com uma vantagem pela primeira vez acima da margem de erro.
Oinstituto Datafolha, do grupo do jornal Folha de São Paulo, atribuiu a Rousseff 53% das intenções de voto válidos e 47% a Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira, de centro-esquerda). A margem de erro do levantamento, que entrevistou 9.910 pessoas, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A percentagem de votos válidos não considera os votos indecisos, nulos ou brancos, apenas os atribuídos a um dos dois candidatos que disputam a Presidência brasileira.
Na segunda pesquisa, do Ibope e feita em parceria com o jornal Estado de São Paulo e com a TV Globo, Rousseff ficou com 54% das intenções de votos válidos, face a 46% atribuídos a Neves. A margem de erro da sondagem também é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além da vantagem numérica, Rousseff apresenta uma trajectória ascendente em ambas as sondagens, já que se situava em segundo lugar, mas dentro da margem de erro, nas intenções de voto divulgadas logo após a primeira volta, realizada no passado dia 05.