OPV DO BFA É A MAIOR DA HISTÓRIA DA BOLSA ANGOLANA

O Banco de Fomento de Angola (BFA) lança sexta-feira uma Oferta Pública de Venda (OPV) de 29,75% do seu capital, a maior operação de sempre da bolsa angolana, que deve render mais de 200 milhões de euros aos accionistas.

Segundo a informação disponibilizada no site do banco, a entrada em bolsa está prevista para o final do mês e a operação envolve a venda de 4,46 milhões de acções ordinárias, representativas de 29,75% do capital, colocadas pelos actuais accionistas – a Unitel, que disponibiliza 15%, e o Banco Português de Investimento (BPI), com 14,75%.

A Unitel é actualmente controlada pelo Estado angolano, depois do processo de recuperação de activos, e o BPI pelo espanhol CaixaBank, que adquiriu em 2017 a participação de 18% a Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

O preço indicativo por acção varia entre 41.500 e 49.500 kwanzas (39 e 46 euros), o que significa que os accionistas poderão arrecadar até 220 mil milhões de kwanzas (206 milhões de euros).

O período de subscrição decorrerá entre 5 e 25 de Setembro, com a fixação do preço final e apuramento dos resultados em 26 de Setembro, a liquidação até 29 e a admissão à negociação na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) prevista para 30 de Setembro.

A dimensão do negócio – estimado entre 205 e 220 mil milhões de kwanzas – torna a OPV do BFA a maior de sempre, superando operações anteriores no âmbito do programa de privatizações (PROPRIV).

Com esta colocação, o BFA torna-se no terceiro banco angolano a estar cotado na BODIVA, juntando-se ao BAI e ao Caixa Angola.

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola.

Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 32 anos, o BFA tem consolidado a sua posição, seguindo de forma firme a sua missão – o desenvolvimento de soluções financeiras que promovem um relacionamento duradouro com os seus clientes assim como criar valor para os accionistas, reforçando os seus valores: inovação, proximidade e transparência.

O BFA tem actualmente, mais de 3 milhões de clientes, mais de 2.500 colaboradores, 194 balcões (160 agências, 15 centros de empresas, 7 centros de grandes empresas, 11 centros de investimentos e 1 centro private banking), 109 agentes bancários e 7 espaços laranja.

Com base no seu desempenho no mercado financeiro, o BFA tem sido premiado com diversos prémios e menções honrosas, tanto a nível nacional como internacional.

Com o apoio das suas sociedades (BFA Gestão de Activos, BFA Capital Markets e BFA Pensões), o BFA posiciona-se como um banco virado para o futuro, sempre próximo dos seus clientes, procurando ter uma oferta personalizada, inovadora e de excelência.

Visitado 53 times, 2 visitas hoje

Artigos Relacionados

Leave a Comment