ARTE, CULTURA E MUDANÇAS SOCIAIS

A Fundação Merck, braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, celebra o “Dia Mundial da Arte” por meio da sua Comunidade Pan-Africana “Arte e Moda com Propósito”, criada por Rasha Kelej, CEO da Fundação Merck, que continua a conscientizar sobre questões críticas de saúde e sociais, ao mesmo tempo em que empodera artistas em toda a África e em outros lugares a usar a sua criatividade como uma ferramenta poderosa para advocacia, educação e promoção de uma mudança cultural nas suas comunidades.

Rasha Kelej, uma das 100 africanas mais influentes em 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024, enfatizou que está muito feliz em celebrar o ‘Dia Mundial da Arte’, “pois acredito firmemente que a arte, a moda e a mídia têm um imenso poder na conscientização e no enfrentamento de questões sociais e de saúde críticas, criando, em última análise, uma mudança cultural nas comunidades. A Arte e a moda, para mim, vão muito além da estética ou do entretenimento; elas servem como ferramentas significativas para a educação e a defesa de direitos. Com essa visão, lançamos muitas iniciativas, incluindo o nosso primeiro programa televisivo pan-africano, Nossa África da Fundação Merck, que destaca de forma única questões urgentes em todo o continente por meio das vozes da nossa comunidade ‘Moda e Arte com Propósito’. Por meio deste programa único e de nossas outras iniciativas exclusivas, continuamos a conscientizar sobre questões sociais críticas, como Quebrar o Estigma da Infertilidade, o Apoiar a Educação de Meninas, Acabar com o Casamento Infantil e a Mutilação Genital Feminina, Acabar com a Violência do Género, Empoderamento Feminino e também sobre questões de saúde como diabetes, hipertensão e muito mais”.

“A Nossa África da Fundação Merck” é um programa televisivo pan-africano idealizado, produzido, realizado e co-apresentado por Rasha Kelej, que apresenta estilos de moda africanos, cantores e especialistas renomados de diversas áreas, com o objectivo de conscientizar e promover uma mudança cultural em toda a África. O programa atraiu a atenção e o coração de milhões de telespectadores em todo o continente.

O programa televisivo foi transmitido nas principais estações televisivas de muitos países, como KTN HOME (Quénia), GH One & TV3 (Gana), NTV (Uganda), BTV (Botswana) Mashariki TV (Burundi), QTV (Gâmbia), KTN (Quénia), LNTV (Libéria), Mibawa TV (Malawi), Deffi Media (Maurícias), AYV (Serra Leoa), NTV (Uganda), ZNBC (Zâmbia), ZTN (Zimbabwe), NTV (Namíbia) e muito mais. O Programa Televisivo “Nossa África ” está actualmente nas redes sociais de Rasha Kelej.

No programa televisivo Além da Nossa África, a Fundação Merck, em parceria com as Primeiras-Damas Africanas, anuncia anualmente oito importantes prémios, divididos em dois temas: Mídia, Moda, Cinema e Canção, além de jovens talentos africanos em potencial nessas áreas.

Os temas das duas categorias de prémios são: 1) Quebrar o Estigma da Infertilidade, Apoiar a Educação de Meninas, Acabar com o Casamento Infantil, Acabar com a MGF, Acabar com a VBG e/ou o Empoderamento Feminino em todos os níveis; e 2) Promover um estilo de vida saudável e conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de Diabetes e Hipertensão. As edições de 2025 foram anunciadas durante a 11ª edição da Luminária África Ásia da Fundação Merck, realizado na Tanzânia em Outubro de 2024.

Rasha Kelej enfatizou: “É amplamente sabido que a criatividade da África reflecte a sua rica herança, expressa na forma de arte, tecidos, música e narrativas, e é transmitida de geração em geração. Por isso, lançamos esses prémios anualmente, com as minhas queridas irmãs, as Primeiras-Damas Africanas, que também são Embaixadoras da Fundação Merck – “Mais Que uma Mãe”. Através dos nossos prémios, buscamos inspirar os jovens do continente a usar os seus talentos inatos para abordar as nossas importantes e críticas questões sociais e de saúde, conscientizando-os através do seu trabalho criativo em todos os níveis.

Além disso, como parte dos Programas de Conscientização Comunitária, a Fundação Merck criou mais de 30 músicas com diversos artistas africanos, em inglês, francês, português e também em línguas africanas locais, para abordar questões críticas como quebrar o estigma da infertilidade, empoderamento das mulheres, apoiar a educação de meninas, acabar com casamento infantil, conscientização sobre a diabetes, promover um estilo de vida saudável e muito mais.

A Fundação Merck, em parceria com as Primeiras Damas Africanas, também lançou oito livros de histórias infantis em três línguas: inglês, francês e português. Além disso, a Fundação Merck adaptou esses livros de histórias para criar filmes de animação interessantes com o objectivo de alcançar as comunidades e conscientizar sobre questões importantes, com o objectivo de promover mudanças a nível local.

Foto: Rasha Kelej durante o segundo episódio do programa de TV NOSSA ÁFRICA da Fundação Merck

Visitado 31 times, 1 visitas hoje

Artigos Relacionados

Leave a Comment