O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um financiamento de 100 milhões de euros a favor de Marrocos para a implementação do programa de apoio à agricultura solidária inclusiva para mulheres e jovens.
O projecto visa criar oportunidades sustentáveis para as mulheres e os jovens, reforçar a segurança alimentar e preparar melhor a agricultura marroquina de pequena escala para os desafios das alterações climáticas.
O projecto estimulará o empreendedorismo dos jovens e das mulheres nas zonas rurais, criando mecanismos de financiamento e de incentivo adequados e reforçando os sistemas de apoio técnico e financeiro. Facilitará igualmente a implantação de novas infra-estruturas de produção e de serviços agrícolas, contribuindo para integrar as mulheres nas cadeias de valor locais, reforçar as suas competências e aumentar a sua produtividade.
Todas estas acções vão fomentar a emergência de mulheres empresárias nos sectores agrícola, para-agrícola, da transformação e digital, e apoiarão o novo roteiro para o emprego através da promoção do empreendedorismo rural.
“As mulheres que têm a ambição de empreender e ter sucesso na agricultura são a nossa prioridade”, disse Achraf Tarsim, chefe do escritório do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento em Marrocos. Através desta nova operação, vamos apoiá-las passo a passo na construção de uma agricultura moderna, inclusiva e resiliente, capaz de revelar todo o potencial daqueles que aspiram a inovar e criar valor e emprego nos seus territórios”.
Em plena consonância com as prioridades de Marrocos, o programa apoiará a implementação da Estratégia Agrícola Geração Verde 2020-2030 – a visão nacional para transformar a agricultura num sector mais inclusivo, sustentável e eficiente –, o Programa Nacional de Agricultura Solidária e o Programa Nacional de Empreendedorismo Juvenil.
Há mais de cinquenta anos que o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento apoia o Reino de Marrocos no âmbito de uma parceria baseada numa visão partilhada e integrada do desenvolvimento. Até à data, foram mobilizados cerca de 15 mil milhões de euros para financiar mais de 150 projectos de grande impacto em sectores estratégicos como os transportes, a água, a energia, a agricultura, a protecção social, a governação e as finanças.