FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS LIDERAM FUGA AO PAGAMENTO DE ENERGIA

A fuga ao pagamento para o fornecimento de energia eléctrica pelos funcionários públicos de Quilengues desde Novembro de 2023 está a deixar a Direcção Municipal de Energia e Água sem receitas para a compra de combustível, necessário para o abastecimento dos grupos de geradores naquela região da província da Huíla.

Por Geraldo José Letras

Fonte próxima a Direcção Municipal de Energia e Água de Quilengues, província da Huíla, denuncia ao Folha 8 que “parte considerável dos munícipes, na maioria funcionários públicos, não cumprem com o pagamento para o fornecimento de energia eléctrica desde Novembro de 2023”.

A fuga ao pagamento pelo fornecimento da energia eléctrica pelos munícipes e funcionários públicos pode deixar os grupos de geradores sem reserva de combustível.

Para contornar a situação, a Direcção Municipal de Energia e Água anunciou neste sábado, 20 de Janeiro, que vai adoptar um plano de cobrança coerciva aos consumidores que não pagam desde Novembro e Dezembro de 2023, que passa por “cortes a todos os clientes que têm pagamentos em atraso”.

Por outro lado, anunciou um novo plano de fornecimento de energia eléctrica a partir de segunda-feira, 22 de Janeiro.

De segunda-feira à sexta-feira, os munícipes só terão energia das “8 horas às 15 horas, e das 18 à 00h00. Sábado e Domingo, das 12 à 00h00”.

Ouvidos pela Reportagem Folha 8, os munícipes de Quilengues justificam a fuga ao pagamento pelo fornecimento de energia eléctrica pela falta de salário do mês de Janeiro, porque “a maioria dos consumidores são funcionários públicos”, justificou-se José Mulele que apela à compreensão da Direcção Municipal de Energia e Água no sentido de se esperar “até ao dia 5 e 6 de Fevereiro”.

“Cortes no dia 22 é um absurdo. Até aqui ninguém tem salário. Se for para cortar vão cortar toda a Vila”, disse Paulo Sossandje.

“Que haja ponderação, senhores! Será que segunda-feira haverá salários?”, questionou o funcionário público Daniel Massualali.

Artigos Relacionados

One Thought to “FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS LIDERAM FUGA AO PAGAMENTO DE ENERGIA”

Leave a Comment