Os serviços de ecografia na província de Benguela são suportados por apenas dois técnicos especialistas, por sinal de nacionalidade cubana, colocados no Hospital Geral de Benguela (HGB). A insuficiência de técnicos está a gerar especulações na província onde se denúncia que não se está a fazer ecografia desde os primeiros dias do mês em curso.
Os serviços de ecografia nos Hospital Geral de Benguela (HGB) e no Hospital Regional do Lobito (HRL) são garantidos por apenas dois técnicos especialistas, que se desdobram em regime de rotatividade. Desde os primeiros dias do mês, apenas um técnico atende a demanda nas duas unidades hospitalares de referência.
A procura diante da insuficiência de técnicos está a gerar uma onda de reclamações entre as utentes que avançam que o HGB, à semelhança do HRL não está a fazer exames de ecografia por conta da médica cubana especialista que se encontra em gozo de férias.
Preocupado com o alarmismo que se está a criar diante deste facto, o Gabinete de Comunicação e Imagem do HGB, através de uma nota de repúdio, considera caluniosas e difamatórias passíveis de responsabilização civil e criminal as informações postas a circular nas redes sociais, e garante que em nenhum momento o “HGB deixou de efectuar exames de ecografia, em virtude da médica especialista estar em gozo de férias”.
Na mesma nota de repúdio é garantido que o serviço de ecografia continua a ser prestado tanto naquela unidade hospitalar de referência na província como no do Hospital Regional do Lobito através de um outro médico cubano na província, isto das 8 às 15 horas às segunda-feira, terça e quarta. E às quinta-feira e sexta-feira no Hospital Regional do Lobito.
Geraldo José Silva
[…] Source link […]