Japão anuncia fim de projecto de desminagem em Angola

A Embaixada do Japão em Angola anunciou o encerramento de um projecto de desminagem na província angolana do Moxico, financiado em Março de 2022 no valor de 647 mil dólares (599 mil euros), após desminagem de 345.871 quilómetros quadrados.

O projecto financiado pelo governo japonês e implementado pela Mines Advisory Group (MAG) encerra na segunda-feira, segundo um comunicado da embaixada nipónica em Luanda.

Pelo menos 345.871 quilómetros quadrados foram desminados e 1.912 artefactos, incluindo 37 minas explosivas, removidos “a fim de criar uma vida mais segura face ao perigo das minas para as populações beneficiadas”, no município do Luena, leste de Angola.

A Agência Nacional de Acção contra as Minas, o governo provincial do Moxico e as comunidades da aldeia do Luso foram os parceiros deste projecto.

O Japão apoia Angola com projectos comunitários de acção contra as minas desde 1999, e já desembolsou mais de 16 milhões de dólares (14 milhões de euros) “não reembolsáveis”, em programas de assistência e projectos comunitários no país.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment