ANGOLA. O Governo angolano anunciou hoje a abertura de um concurso público internacional para a construção de um Centro de Tecnologia Avançada Industrial, no Polo Industrial de Viana, a leste de Luanda, no valor de 31,15 milhões de euros.
O anúncio consta numa página de publicidade no Jornal de Angola, em que o Ministério da Indústria angolano refere ter recebido um empréstimo de 34,825 milhões de dólares (31,15 milhões de euros) do Banco de Exportação e Importação da Coreia do Sul, ao abrigo dos recursos do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (EDCF, na sigla inglesa) sul-coreano.
Segundo o “anúncio de procedimento” para a licitação, o Ministério da Indústria refere que parte do empréstimo é destinado para os pagamentos previstos no contrato de aprovisionamento técnico do projecto.
O projecto inclui o fornecimento de equipamentos e instalações técnicas, serviços de aprovisionamento, formação de formadores e outros serviços essenciais à sua concretização.
O processo de licitação competitiva será conduzido em conformidade com as directrizes de aprovisionamento ao abrigo do empréstimo EDCF, estando aberto apenas a concorrentes de nacionalidade coreana.
O concurso público para o projecto de construção e apetrechamento do Centro Industrial de Tecnologia Avançada contempla, ainda, a aquisição de bens móveis, serviços de consultoria, locação de bens móveis e concessão de obras públicas.
O prazo de execução do contrato tem uma duração de 24 meses.
O Centro de Tecnologia Avançada Industrial vai formar, anualmente, cerca de dois mil técnicos em áreas como automação, robótica, mecânica geral e automóvel, manutenção industrial e outras, para ajudar as micro, pequenas e médias empresas a melhorarem a qualidade dos seus produtos e a torná-los mais competitivos.
Lusa