Nvunda e Luaty em Lagos para comemorar Abril

O Município de Lagos (Portugal) preparou um vasto programa de iniciativas no âmbito das Comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril. Estas efemérides serão assinaladas ao longo de todo o mês de Abril num programa especial e diversificado que envolve actividades que vão da cultura, ao desporto, incluindo as cerimónias mais protocolares.

No dia 18, pelas 21,30 horas, na rubrica “Desfiando leituras com:” estarão presentes Luaty Beirão (“Sou eu mais livre, então – Diário de um preso político angolano”), Susana André e Carlos Morais (“Angola, um país rico com 20 milhões de pobres”) e Nvunda Tonet (Psicólogos, Porquê e Para Quê?).

O dia 25 de Abril será o momento alto de toda a programação, onde o destaque vai para a realização da Sessão Solene conjunta da Câmara, da Assembleia Municipal e da Assembleia da Juventude, que integra a intervenção de grupos políticos representados no órgão deliberativo e a participação de alunos dos agrupamentos de escolas do concelho. A Sessão Solene decorrerá, à semelhança do ano passado, ao ar livre, na Praça Gil Eanes. Também para este dia está previsto, para além do, já habitual, almoço comemorativo do Dia Liberdade, a realização de uma tertúlia sobre os episódios que marcaram o 25 de Abril em Lagos.

A área da cultura estará em grande destaque com a Biblioteca Municipal Júlio Dantas a reforçar a sua oferta literária e cultural com o tema “Meu caminho é por mim fora” – Livros, Leitura e Liberdade”. Esta proposta dará continuidade ao projecto “LEITURÁLIA – TERRA DE LIVROS. LEITURAS E UTOPIAS”, criado em Abril de 2015, e pretende celebrar os livros, a leitura e a liberdade, divulgando os livros e os autores da novíssima geração literária angolana em diferentes locais de Lagos.

No dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, inaugurar-se-á a exposição de fotografia “Liberdade 20”, de inéditos de José Cabral Silva e textos de Luísa Maciel, a apresentar em simultâneo nos 6 espaços “Leiturália” e na Biblioteca Municipal. Ainda no dia 23 de Abril, dedicado a crianças não-leitoras, dos 3 aos 6 anos, serão apresentadas em 3 sessões o espectáculo de marionetas “João Paleta”, pela Companhia Historioscópio – Teatro de Marionetas.

No dia 24 de Abril, véspera do Dia da Liberdade, o palco Auditório Duval Pestana, no Centro Cultural, recebe o concerto “Terra do Zeca”. Este trabalho é um tributo à obra de Zeca Afonso, quer como compositor, quer como poeta, e conta com temas originais, entre outras composições mais conhecidas, como “Verdes são os campos”, “Venham mais cinco” e “Índios da Meia Praia”, que surgem revestidas de novos arranjos.

O mês de Abril encerra com a Dança em grande destaque. O Centro Cultural de Lagos acolhe o espectáculo “Num Vale do Aqui”, nos dias 27, 28 e 30, com apresentações para as escolas e para o público em geral. No dia 28, destaque igualmente para a apresentação do livro “Aristides de Sousa Mendes: Memórias de um Neto”, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, e que contará com a presença do autor António Moncada de Sousa Mendes, bem como a inauguração da exposição “Zé Ventura: Uma retrospectiva?”. Esta exposição, prevista para as 3 salas de exposição do Centro Cultural de Lagos, está organizada em três núcleos e as obras de arte relacionam-se de acordo com a sua tipologia, e numa forma que as coloca em diálogo.

Artigos Relacionados

Leave a Comment