CHUVAS FAZEM DESABAR IGREJA DE LÂNDANA, EM CABINDA

ANGOLA. As chuvas que caíram hoje em Cabinda levaram ao desabamento da centenária igreja de São Tiago Maior, da missão Católica de Lândana, município de Cacongo, templo classificado como Património Histórico-Cultural de Angola.

De acordo com testemunhos no local, o desabamento da igreja, nomeadamente a torre, o primeiro templo construído por missionários espiritanos, em 1903, ocorreu cerca das 12:00 de hoje, não havendo registo de feridos.

O pároco local, Eugénio Cassoma, explicou que desde que o templo completou o centenário de existência que já apresentava fissuras, que se “agravaram” desde 2015, sem ter sido realizada qualquer intervenção.

O intenso movimento de veículos pesados na estrada contígua à igreja, envolvidos na construção do porto de águas profundas do Caio, é uma das explicações avançadas localmente para o estado em que se encontrava o edifício, considerado um dos maiores monumentos de Cabinda, construída em barro e pedra.

Construída no período colonial, a igreja completaria 115 anos de existência a 25 de Julho, mas há vários meses que apresentava pequenos desabamentos e fissuras no revestimento na parte frontal.

A Missão Católica em Lândana foi fundada em 1873, tendo marcado o início da evangelização do antigo Congo Português, Cabinda.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment