Obrigado África!

Ela emana uma luz mais forte do que o Sol, transmite um vitalidade e força de vontade maior do que qualquer jovem, faz qualquer um apaixonar-se pelos seus encantos, e não me refiro às suas curvas, refiro-me às riquezas que ela tem guardadas dentro de si.

Por Ricardo Ramos

Ela passou por coisas que poucos suportariam, aguentou o que poucos aceitariam, foi destratada, assaltada, violentada, massacrada, desvalorizada e humilhada, mas ela seguiu em frente e levantou-se sempre.

Uma mulher que cuida dos seus filhos apesar dos seus erros, que sente orgulho por ser mãe, protege-os de todos os perigos, apesar de alguns lhe virarem as costas. Inspiração para qualquer um que tem a oportunidade de te conhecer, muitos tentam resistir, mas não conseguem e acabam por ceder aos teus encantos, e que encantos, um coração puro, intocado por influencias externas, fiel a sua raiz, moderna mas conservadora tu és, e não cedes às pressões do mundo, apesar de tornarem a tua vida difícil a cada dia que passa, tu não te vergas e continuas firme, já aguentaste muito e ainda mostras que estas disposta a aguentar mais, tudo isso pelo amor aos teus filhos.

Uma mãe carinhosa, cuidadosa, atenciosa e sempre disposta a ajudar e ensinar, mas não se deixem enganar, ela é uma mulher forte, que luta pela sua independência e pelos seus ideais, protege o que é seu com mais ferocidade que uma leoa protege os seus filhos, um poço de dualidades que mostra que apesar de ser afável e cuidadosa também é guerreira e agressiva.

Coração puro é o que tu tens, perdoas apesar dos erros e ainda cuidas de todos da mesma forma, ensinas o que é certo e errado, recebes todos em tua casa sem discriminar nem maltratar, muitas vezes as pessoas aproveitam-se da tua generosidade e roubam-te tudo aquilo que tens, mas apesar de pessoas más entrarem em tua casa e a vandalizarem, tu não te deixas levar pelo comportamento negativo delas e não mudas por nada, perdoas sempre e ensinas o mesmo aos teus filhos, muitos tentam defender a tua integridade e acabam por ser silenciados, apesar de tudo ainda sinto que vale a pena lutar por ti minha querida.

Escuro é o teu tom de pele, negro como uma petúnia roxa, a mais linda de qualquer jardim, sedosa é a tua pele, como uma flor delicada, cabelo como pelo de ovelha, lindo, encaracolado e embraçado, uma coroa digna para a rainha que tu és, olhos escuros, que escondem todas as alegrias e horrores que já viveste, eu vejo nos teus olhos essas lágrimas, prontas a cair como uma cachoeira, mas tu seguras elas com todas as forças do mundo e no seu lugar esboças um sorriso tão cativante, apaixonante e sedutor que conquista qualquer um.

Várias pessoas te descrevem de várias formas, desde músicas a pinturas, poemas a filmes, és inspiração para milhares. Acredito que cada uma delas viu em ti o que eu vejo também. A tua casa é bem no centro do mundo, és o ponto que une todos, acolhes todos os teus filhos, mas ainda tens espaço para acolher mais gente, a tua generosidade não tem limites, teu amor não tem fim, tens pouco, mas tudo o que tens divides com todos, tua história é rica, rica de conquistas, progresso, inovação e crenças, é uma pena parte dela ter sido apagada dos livros, mas isso não matou a tua essência nem apagou o teu passado e o mundo continua a conhecer-te melhor a cada dia que passa.

Descobriram que tudo começou contigo, e como uma mãe dedicada, tu ensinaste tudo o que podias aos teus filhos e deste-lhes liberdade para caminharem e conquistarem o mundo.

Eu quero ajudar-te minha mãe querida, fazer-te voltar aos teus dias de glória, não deixar o teu brilho apagar-se, mostrar que apesar da idade ainda és jovem, com uma beleza desigual.

Apesar de teres já alguns aninhos de idade para mim serás sempre uma eterna jovem, uma jovem anciã que transmite aquilo que tem de melhor para todo o ser humano, eu te amo e tenho orgulho de ser teu filho.

Obrigado África.

Artigos Relacionados

Leave a Comment