PIB BRASILEIRO RECUA 3,20%

BRASIL. Economistas consultados pelo Banco Central do Brasil para elaborar o boletim Focus, divulgado hoje, projectam que a economia do país recue 3,20% em 2016.

A nova projecção indica uma ligeira melhoria face aos dados divulgados na pesquisa anterior, que projectava uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,23%.

Para 2017, a estimativa dos especialistas do mercado financeiro aponta que o PIB irá inverter a trajectória e crescer 1,1%.

A projecção divulgada hoje indica que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do Governo para medir a inflação, subiu de 7,20% para 7,31% este ano. Para 2017 a estimativa permanece em 5,14%.

O Governo brasileiro trabalha com um sistema de meta que estabelece que a inflação deve ficar em 4,5%, com possibilidade de variação dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A alta da inflação, a diminuição do consumo e o desemprego têm afectado duramente o Brasil, que vive uma das maiores crises económicas da sua História desde o ano passado, quando o país entrou oficialmente em recessão.

Artigos Relacionados

Leave a Comment