Testes de vacina para o Ébola já em Dezembro

Os primeiros testes de vacinas do vírus Ébola deverão começar em Dezembro na África ocidental e centenas de milhares de doses poderão estar disponíveis em meados de 2015, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde.

Tudo está a ser preparado “para começar os testes nos países afectados ainda em Dezembro”, afirmou a directora-geral adjunta. Marie-Paule Kieny, antecipando que centenas de milhares de doses poderão estar disponíveis “na primeira metade” do próximo ano.

Marie-Paule Kieny falava depois de a agência de saúde das Nações Unidas se ter reunido à porta fechada com peritos médicos, responsáveis de países afectados pela epidemia, empresas farmacêuticas e organizações financeiras.

Neste momento, há duas vacinas experimentais que são as principais candidatas aos testes, uma oriunda do Canadá, outra de uma empresa farmacêutica britânica, mas existem outras cinco de recurso.

Marie-Paule Kieny indicou que o plano inicial é começar pela Libéria e que há discussões com a Serra Leoa e a Guiné-Conacri para as englobar nos testes da vacina.

Os testes estão dependentes da primeira fase de ensaios clínicos em vários países europeus e africanos, em que se tentará garantir que os produtos são eficazes e seguros.

“A vacina não é uma ‘bala mágica’ contra o vírus”, alertou Marie-Paule Kieny, referindo que quando estiver pronta, estará no centro dos esforços para deter a epidemia.

Artigos Relacionados

Leave a Comment