A mineira australiana Triton Minerals afirma ter descoberto o maior depósito do mundo de grafite na região de monte Nicanda, na província moçambicana de Cabo Delgado, que conterá mais de 115,9 milhões de toneladas deste mineral.
Segundo um comunicado divulgado no sítio electrónico da empresa, em apenas seis meses, as actividades de prospecção e pesquisa realizadas neste bloco, que está incorporado no projecto Balama Norte, confirmaram o seu “potencial de classe mundial”, tendo, além das reservas de grafite, sido descobertas 3,93 milhões de toneladas de óxido de vanádio.
“A Trinton está agora a um passo de se tornar líder de mercado, com grafite a baixo custo e a possibilidade de se tornar produtora de vanádio”, assinalou o director da empresa, Brad Boyle.
Com dois projectos em curso na província de Cabo Delgado (norte) – Balama Norte e Ancuabe -, a mineira australiana tem vindo a anunciar importantes descobertas nos cerca de 30 furos de prospecção que já realizou em ambas as áreas, que são próximas a uma concessão da Syrah Resources, já com actividades de exploração de grafite.
Entre os 20 accionistas da Triton Minerals estão o Citicorp Nominees PTY Limited (23,8%), do grupo financeiro Citigroup, e o JP Morgan Nominees Australia Limited (3,11%), do JP Morgan.