“EM CICLO PÉDIA”… PARA TODOS, TODOS

São já numerosas as participações na chamada de originais promovida pela Acorda Editora para o volume I da sua “Em Ciclo Pédia”, uma publicação que se inspira no modelo enciclopédico para a criação de obras literárias e artísticas originais, com uma periodicidade que se pretende regular.

Escritores e artistas de qualquer nacionalidade e residentes em qualquer ponto do mundo, com ou sem obra já tornada pública, podem ainda enviar os seus trabalhos até dia 28 de Fevereiro para o e-mail acorda.edit@gmail.com.

O primeiro volume, que tem saída prevista para o final da Primavera, será dedicado à letra A, devendo os interessados escolher uma palavra, sigla ou expressão, existente ou inventada, começada por aquela letra e criarem a partir dela:

– Um texto literário, em prosa ou poesia, completamente livre, com o máximo de 1.300 caracteres, sem espaços, inédito, escrito em português.

– Ou uma obra artística em qualquer técnica de artes plásticas, fotografia, etc., completamente livre e que tenha boa reprodução a preto e branco numa publicação em formato A5. No caso de ser uma peça escultórica ou qualquer outra tridimensional, poderão enviar uma fotografia da mesma. Imagens inéditas digitais ou digitalizadas com qualidade e boa resolução (mínimo de 300 dpis).

A equipa coordenadora irá seleccionar um máximo de 20 textos e 20 obras artísticas que serão publicadas no volume I. Autores não escolhidos, mas cujos trabalhos revelem qualidade suficiente para tal, podem vir a ser directamente contactados para participarem em futuros volumes.

As normas completas podem ser consultadas na página de Facebook da acorda editora, em https://www.facebook.com/profile.php?id=61586903789175 ou em www.instagram.com/acordaeditora/ .

Enviem para acorda.edit@gmail.com, até às 23h59 (hora de Portugal continental) do dia 28 de Fevereiro de 2026, indicando no assunto Em Ciclo Pédia volume I, com os textos em formato word e as obras artísticas em formato jpeg.

O nome dos ficheiros deve incluir título e nome artístico ou literário do autor. No corpo do texto indicar: título do trabalho, nome artístico ou literário do autor, nome real do autor (caso não seja coincidente), e-mail e morada.

A equipa coordenadora irá escolher um máximo de 20 textos e 20 obras artísticas que serão publicadas na Em Ciclo Pédia volume I. Um primeiro critério pré-seleccionará todos os trabalhos que, do ponto de vista desta equipa, tenham qualidade literária ou artística para integrar a publicação. Num segundo critério, será feita uma escolha mais editorial em função daqueles que, pela sua originalidade, excelência e adequação à ideia desta publicação se entender melhor contribuírem para a sua concretização.

Cada autor publicado terá direito a dois exemplares gratuitos da Em Ciclo Pédia volume I (sujeito a pagamento de portes para residentes no estrangeiro) e a um preço especial na compra de mais exemplares da mesma.

Após a publicação na Em Ciclo Pédia volume I, os autores poderão utilizar livremente os seus trabalhos, desde que refiram a publicação original. A data de publicação está prevista para o final da primavera de 2026.

Visitado 182 times, 1 visitas hoje

Artigos Relacionados

One Thought to “ “EM CICLO PÉDIA”… PARA TODOS, TODOS”

Leave a Comment