O Banco Nacional de Angola (BNA) revelou hoje, em comunicado, ter sido alvo, em 6 de Janeiro, de um ataque informático “sem impactos significativos na infra-estrutura e dados”.
“O Banco Nacional de Angola registou, no pretérito dia 6 de Janeiro de 2024, um incidente de segurança cibernética, mitigado pelo sistema de cibersegurança da Instituição, sem impactos significativos na sua infra-estrutura e dados”, lê-se na nota.
Na sequência da ocorrência, o BNA afirma ter assegurado “de forma controlada” o acesso às infra-estruturas tecnológicas e, consequentemente, “a disponibilização segura e eficiente dos serviços institucionais”.
No comunicado, o BNA salienta que a sua “estratégia de gestão da segurança dos sistemas de informação” segue “os padrões, princípios e directrizes internacionalmente aceites”.
“Os processos acima referenciados propiciam a adopção e implementação de mecanismos que melhor atendem tais situações nas mais diversas vertentes, quer na fase de identificação e monitoramento, quer na fase de tratamento dos riscos de cibersegurança, incluindo a análise forense”, acrescenta.
A concluir, o BNA garante que “continuará a assegurar as medidas necessárias, visando garantir a segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas de informação das instituições financeiras, que se encontram a operar com normalidade”.
Folha 8 com Lusa