Literatura infanto-juvenil
lusófona no seu melhor

O 3.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, promovido pela Fundação “O Século”, arranca na segunda-feira, 13 de Março, com a visita dos autores a várias escolas dos concelhos da Grande de Lisboa (Portugal).

Nos três primeiros dias do Encontro, de 13 a 15 de Março, escritores, contadores de histórias e ilustradores irão visitar as escolas dos vários concelhos da Grande Lisboa (Amadora, Cascais, Lisboa, Odivelas, Oeiras e Sintra), onde vão contactar com as crianças em sessões de leitura, contando histórias. Os autores vão, ainda, falar sobre os seus livros e destacar a importância do livro e da leitura.

A partir de 16 de Março, os trabalhos deste 3.º Encontro centram-se nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, onde escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas se vão reunir com o objectivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

“As bibliotecas escolares e o futuro da promoção da leitura”; “Caminhos para a literacia visual”; “Oratura e literatura na lusofonia”; “Os jovens escritores, as escolas e o mercado editorial”; “Edição, divulgação e comercialização dos livros infantis” e “A literatura para a infância e juventude como instrumento de consolidação da lusofonia”, são os temas em debate nas diferentes mesas redondas, que irão decorrer no Auditório Comendador Rui Nabeiro, na Fundação “O Século”.

Para além dos debates, destaque, ainda, para a Feira do Livro que irá decorrer de 16 a 18 de Março, e para a realização de oficinas pedagógicas, que terão lugar, no último dia do Encontro (18 de Março): A poesia na sala de aulas (José António Franco); Estimulação de criatividade (Ana Bela Mendes); Ilustração (Mafalda Milhões), e Vamos inventar uma história (David Machado).

Durante o 3.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia vai decorrer nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, uma Feira do Livro dedicada à infância e juventude. Esta Feira, que abre portas no dia 16 e encerra a 18 de Março, vai funcionar, diariamente, entre as 10h00 e as 18h00, nas tendas adjacentes ao Auditório Comendador Rui Nabeiro, onde decorrerão os trabalhos do Encontro.

No espaço da Feira do Livro irão ainda ter lugar ateliers infantis de narração e ilustração para as escolas dos concelhos de Cascais e Oeiras, orientados pelos autores presentes. A feira tem entrada gratuita, estando aberta a todas as famílias que nos queiram visitar. Há, também, espaço para a apresentação de livros, na sexta-feira e sábado.

Eliana Yunes, Flávia Lins e Silva e Clovis Levi (Brasil), José António Franco; Odair V. Rodrigues (Cabo Verde) e Teresa Noronha (Moçambique), António Torrado, Isabel Zambujal, Rita Taborda Duarte e Luísa Ducla Soares são os escritores que estarão presentes na edição deste ano.

O 3.º Encontro vai, ainda, contar com a presença dos ilustradores Mafalda Milhões e Margarida Botelho. Rodolfo Castro, Luís Carmelo, Ângelo Torres e Sofia Freitas vão animar as noites de Narradores.

Ana Paula Tavares (Angola); Isabel Mendinhos, Rede de Bibliotecas Escolares; Fernando Pinto Amaral, Director do Plano Nacional de Leitura; José Jorge Letria, Sociedade Portuguesa de Autores e Elísio Sumavielle, Presidente do Centro Cultural de Belém e ex-Secretário de Estado da Cultura, são os convidados especiais que marcarão presença neste Encontro.

O antigo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, preside, mais uma vez, à Comissão de Honra deste Encontro, que conta ainda com a presença de Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura; Teresa Calçada, Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra. Integram também a Comissão de Honra os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

Integram também esta Comissão de Honra Fernando Pinto do Amaral, o Comissário do Plano Nacional de Leitura; Teresa Calçada, antiga Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra.

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Amadora, Cascais, Lisboa, Odivelas, Oeiras e Sintra integram também a Comissão de Honra do 3.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia.

Desta forma, Carla Tavares, Presidente da Câmara da Amadora; Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais; Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa; Hugo Martins, Presidente da Câmara de Odivelas; Paulo Vistas, Presidente da Câmara de Oeiras; e Basílio Horta, Presidente da Câmara de Sintra, passam a integrar a Comissão Presidida pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Também o Presidente da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Vítor Ramalho, aceitou fazer parte da Comissão de Honra deste 3.º Encontro.

Artigos Relacionados

Leave a Comment