A poetisa, escritora e historiadora angolana Ana Paula Tavares vai participar no 3.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, promovido pela Fundação “O Século”, que vai decorrer de 13 a 18 de Março, em São Pedro do Estoril (Cascais), Portugal.

Especialista em Literaturas Lusófonas, Ana Paula Tavares, que nasceu em Lubango, Huila, a 30 de Outubro de 1952, coordena o Grupo de Investigação 2 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Culturas e Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa).

Como poetisa e escritora tem uma vasta obra publicada: Ritos de Passagem (1985), O Sangue da Buganvília (1998), O Lago da Lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001, vencedor do Prémio Mário António de Poesia 2004, da Fundação Calouste Gulbenkian), Ex-votos (2003),A Cabeça de Salomé (2004), Os olhos do homem que chorava no Rio, em parceria com Manuel Jorge Marmelo (2005), Manual para amantes desesperados (2007) e Como velas finas na terra (2010).

Promovido, mais uma vez, pela Fundação “O Século”, este 3.º Encontro arranca dia 13 de Março, com a visita de escritores, contadores de histórias e ilustradores às escolas, onde irão participar em sessões de leitura com crianças dos estabelecimentos de ensino dos vários concelhos da Grande Lisboa.

A partir de 16 de Março, os trabalhos deste 3.º Encontro centram-se nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, onde escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas se vão reunir com o objectivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

António Torrado, Odair V. Rodrigues (Cabo Verde), Eliana Yunes e Clóvis Levi (Brasil) e Teresa Noronha (Moçambique), Rita Taborda Duarte, Luísa Ducla Soares são alguns dos nomes de escritores que já confirmaram a sua presença na edição deste ano.

O 3.º Encontro vai, ainda, contar com a presença dos ilustradores Mafalda Milhões, Mónica Cid, Maria Remédio e Margarida Botelho

Manuela Silva, Rede de Bibliotecas Escolares; Fernando Pinto Amaral, Director do Plano Nacional de Leitura; José Jorge Letria, Sociedade Portuguesa de Autores e Elísio Sumavielle, Presidente do Centro Cultural de Belém e ex-Secretário de Estado da Cultura, são alguns dos convidados especiais que marcarão presença neste Encontro.

Partilhe este Artigo