LÍDER REBELDE FUGIU DA PRISÃO

RD CONGO. O líder de um movimento rebelde, que instigou um levantamento contra o Presidente da República Democrática do Congo (RD Congo) Joseph Kabila, fugiu hoje da prisão central de Makala, em Kinshasa, durante um ataque ao estabelecimento prisional.

A data escolhida para a fuga é simbólica, pois hoje é feriado no país e marca o vigésimo aniversário da queda do ditador Mobutu Sese Seko e a chegada ao poder do líder rebelde Laurent Kabila, pai de Joseph Kabila.

“Os apoiantes do movimento Bundu Dia Kongo atacaram (…) a prisão de Makala, conseguindo a fuga de 50 prisioneiros, incluindo o seu líder, Ne Muanda Nsemi. A polícia perseguiu os atacantes”, disse à agência de notícias AFP o porta-voz do Governo congolês, Lambert Mende.

Mais tarde, um responsável da cidade-província de Kinshasa declarou à AFP, sob condição de anonimato, que três prisioneiros condenados por ligações ao assassinato do pai de Kabila em 2001, entre os quais o seu secretário pessoal, estão entre os fugitivos.

“O pavilhão das mulheres está vazio. Todas as presas escaparam”, acrescentou o responsável, sem especificar o número de mulheres detidas em Makala.

Ne Muanda Nsemi é o líder do Bundu Dia Kongo (BDK, “Reino do Congo” em kikongo), do movimento político-religioso que defende a separação do Congo Central (província no oeste da RDC), e acusado de uma série de ataques contra funcionários do estado em Janeiro e Fevereiro de 2016.

Nsemi foi preso no início de Março, após duas semanas de cerco à sua residência em Kinshasa.

O líder da BDK já havia apelado a uma revolta contra Kabila depois de uma tentativa fracassada de reconciliação com o chefe de Estado no final de 2016.

Kabila sucedeu ao seu pai em Janeiro de 2001, tendo sido eleito Presidente em 2006 e reeleito em 2011, numa votação marcada por alegadas fraudes.

O mandato de Kabila terminou em Dezembro e a Constituição do país proíbe que o Presidente concorra novamente ao cargo, mas o chefe de Estado continua à frente do país depois de uma decisão controversa do Tribunal Constitucional.

Artigos Relacionados

Leave a Comment