LÍDER DA UNITA NO FUNERAL DE MÁRIO SOARES

PORTUGAL. O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, viajou para Lisboa para estar presente, hoje, nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente português Mário Soares, falecido no sábado.

De acordo com informação transmitida pela comissão política Da UNITA, Samakuva pretende “prestar a sua homenagem a esta figura da história contemporânea” e um “político de dimensão internacional, marcado pelo seu combate a favor da liberdade e da democracia”.

No sábado, na reacção à morte de Mário Soares, o presidente da UNITA considerou que Angola “perdeu um amigo”, classificando o antigo Presidente português como uma “personalidade de estatuto internacional” que lutou pela democracia em Portugal e pela reconciliação angolana.

“Angola perdeu um amigo e eu presto a minha homenagem a este homem que marcou a nossa história com as lições de democracia que nos deixa”, disse Isaías Samakuva.

“Contribuiu para o processo democrático que temos hoje e fez sempre tudo o que pôde para aconselhar os angolanos para um verdadeiro processo de reconciliação nacional”, sublinhou.

O funeral realiza-se hoje, pelas 15:30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Artigos Relacionados

Leave a Comment