Todos diferentes? Não.
Todos (bem) iguaizinhos

Já temos as listas! E agora que as temos, podemos ver o quão idênticas elas são. Uns dizem-se ser de esquerda, alguns do centro, outros de centro-esquerda, e ainda outros de centro-direita. Quando perguntamos aos militantes, ainda que do topo, qual o espectro político do seu partido, a maioria nem sabe dizer. E não o sabem porque, na verdade, são partidos sem definição.

Por Sedrick de Carvalho

Então, podemos partir para outra pergunta: o que acham da forma como o actual presidente da República, José Eduardo dos Santos, introduz os seus filhos na vida política pública e partidária?

“É um abuso. O senhor presidente desrespeita tudo e todos. Nepotismo puro”, dizem os membros dos partidos na oposição, e até mesmo militantes do partido governante-autoritário. Pronto! Estamos entendidos!

E agora que as listas dos candidatos a deputados foram divulgadas pelo Tribunal Constitucional – quando deveriam ser os partidos a fazer -, já podemos conversar mais sobre a forma de introdução de familiares dos dirigentes partidários nas respectivas organizações política e instituições públicas.

Fizemos uma leitura por todas as listas, mas destacamos três, ainda que a terceira – do MPLA – não mereça tanta consideração por ser uma contradição se fosse de outra forma.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) parece ter o caso mais flagrante de tentativa de introdução massiva de familiares no aparelho do Estado, concretamente na Assembleia Nacional. Pai, mãe, filho e irmão. Uma família completa numa lista.

Trata-se do presidente da coligação, Abel Chivukuvuku, número 1 da lista, a esposa do presidente, Maria Victória Ferreira Chivukuvuku, no nono lugar, Américo Kolonha Chivukuvuku, em 15º, irmão, e Samuel Pedro Catumbela Chivukuvuku, no 47º lugar, filho do presidente.

A coligação reforçou-se com as entradas do Bloco Democrático (BD) e Partido Democrático para o Progresso e Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA), mas, notemos, o presidente do BD aparece em 11º lugar, dois lugares depois do ocupado pela esposa do cabeça de lista. Mau sinal, pensamos. Colocar o líder duma organização parceira numa posição mais abaixo para dar lugar a familiar é mau prenúncio, e isto certamente gera descontentamento no seio dos recém-chegados à organização.

Frisamos a família Chivukuvuku, mas percebemos que há três Kerlan, dois Tito e Mendes de Carvalho na lista. Os principais membros com esses sobrenomes são vice-presidentes do partido.

Na União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) também há candidatos por parentesco. Os três Kopumi saltam à vista quando lemos a lista do Galo Negro – nomeadamente, Mihaela Ezsébet Neto Webba Kopumi e Celênia Njolela Kopumi, respectivamente números 17 e 162 da lista nacional, enquanto Alcibiades Sebastião Efraim Elavoko Kopumi é o cabeça de lista do ciclo provincial da Huíla, este esposo da candidata 17. Em seguida, Albertina Ngolo e o pai Eugénio Antonino Ngolo «Manuvakola», Adriano Sapiñala e o pai Samuel Chiwale.

Que exemplo se pretende passar à sociedade com essa relação familiar nas listas para ocupar cargos públicos, ainda mais quando se diz que o que se pretende como objectivo final é ser governo?

Suponhamos que as eleições não fossem uma simulação e a CASA-CE chegasse ao poder, e, por imperativo normativo, Abel Chivukuvuku passasse a ser presidente da República… Os seus familiares-deputados teriam a ousadia de o questionar nos dias em que o presidente-esposo-pai-e-irmão fosse ao parlamento prestar esclarecimentos na qualidade de chefe do governo? Ou, ainda mais grave, seriam livres para votar uma moção de condenação exigindo investigação judicial contra o presidente-esposo-pai-e-irmão?

Para além dessas interrogações, a nossa preocupação reside sobretudo na mensagem que se está a transmitir ao povo. Os angolanos, maioritariamente, não compreendem a diferença entre um sobado e uma República, pois o actual governo deliberadamente causa esta confusão. E os partidos na oposição devem preocupar-se em demonstrar que política não é sinónimo de promiscuidade e que partidos não são sociedades comerciais, apesar de lhes ser aplicado a lei das sociedades comerciais em alguns casos.

Muito menos estamos a questionar o mérito dessas pessoas, longe disso. Sabemos que alguns familiares-integrantes dessas listas são militantes activos nas respectivas organizações. Estamos preocupados com a perpetuação da ideia repugnante segundo a qual é necessário ser família de algum dirigente para constar das listas de deputados ou ocupar cargos ao nível governativo.

Surgirão vários argumentos em defesa da inserção de famílias inteiras nas listas, e não vão faltar comparações com os Kennedys, Roosevelts, os Soares ou os Mugabes e os Obiangs. Por essa via, os defensores do nepotismo terão de desdizer tudo o que disseram sobre a nomeação de Isabel dos Santos para PCA da SONANGOL, Filomeno dos Santos para PCA do Fundo Soberano, ou Welwitchia dos Santos e José dos Santos «Coreon Du» como gestores do canal 2 da TPA. Simples!

Uns ainda terão o descaramento de dizer que não há comparação possível por serem organismos públicos e que o pai os nomeou nas vestes de presidente da República e não do partido. A Assembleia da República é também um órgão público e soberano e que, constitucionalmente, reveste-se de maior importância comparando com as empresas salientadas.

Vejamos, já agora, o despacho do presidente da Assembleia Nacional que autoriza a compra de viaturas Lexus LX 570, modelo saído este ano, para os deputados que entrarão brevemente, e outros que se manterão. Tão logo ingresse no hemiciclo, o deputado passa a conduzir carro cujo valor o trabalhador de base nunca juntará ao longo da sua vida de trabalho, cidadão que entretanto nem conhece o nome e rosto do representante, ou seja, o representante que não o representa.

Por decência até, os grupos parlamentares deveriam emitir declarações a negar essas viaturas, apresentando como proposta a aquisição de carros modestos, e descartando a necessidade de atribuir-se carros aos actuais deputados por já os terem. Mas aqui é onde reside o verdadeiro combate contra a pobreza, ou seja, um combate contra os pobres que denunciam o nepotismo e o mal uso do erário, colocando os pobres numa lista de personae non gratae.

Artigos Relacionados

3 Thoughts to “Todos diferentes? Não.
Todos (bem) iguaizinhos”

  1. Elias Chivangulula

    Rendo-me aos argumentos de tão bom artigo. E irrita-me profundamente, porque mais uma vez sinto-me traído pela única opção credível de substituir o lixo moral que representa o MPLA em Angola. Afinal o que se passa com os africanos meu Deus? Será que continuaremos um kimbo onde o soba e os reis querem governar com seus familiares e amigos? Esse nepotismo está no sangue ou na cabeça dos africanos? É uma vergonha autêntica, e se isso continuar reconsiderarei o meu voto.

  2. Faustino Lopes

    Questões do género surgirão sempre, porque se todos têm direitos iguais então é justo que todos possam almejar posições de destaque. Agora não podem ser rotulados por serem parentes de alguém importante. Que isto sirva de reflexão para os partidos da oposição.

  3. Leonel

    Parece que África continua nos mesmo caminhos… e Angola tão pouco consegue escapar a terrível maldição que é um governo corrupto… e os que dizem que querem fazer melhor só estão com os mesmo objectivos dos que já estão lá …

Leave a Comment