BANCOS NAVEGAM À VISTA (FECHADA)

ANGOLA. A consultora BMI Research considera que os bancos angolanos vão recuperar da crise em 2018, acrescentando que o clima de baixo crescimento económico e constrangimentos de liquidez vai manter-se, expondo a vulnerabilidade da banca ao sector petrolífero.

“Os bancos comerciais em Angola vão continuar em dificuldades devido ao clima de baixo crescimento económico e constrangimentos de liquidez, mas o aumento da produção de petróleo e a reestruturação de alguns bancos estatais vão possibilitar alguma recuperação em 2018”, diz esta consultora britânica.

Numa nota sobre o sector bancário em Angola, enviada hoje aos investidores, os analistas dizem que, apesar disso, “o sector permanece vulnerável dada a grande dependência da indústria petrolífera em fase descendente”.

As dificuldades da banca em Angola manifestam-se “na forma de pouca procura de crédito, fraca qualidade dos activos e uma falta de liquidez de dólares nos próximos trimestres”, acrescentam os analistas.

A forte exposição ao sector da indústria petrolífera, que desde 2014 enfrenta uma crise devido à descida dos preços, levou os bancos a “pedirem um resgate financeiro ao Estado para injectar liquidez no sistema financeiro”.

A agência de notação financeira Fitch alertou em Março para uma falta de liquidez em vários bancos angolanos, incluindo o estatal Banco de Poupança e Crédito.

A BMI Research acredita que esta “falta de liquidez vai manter-se como um obstáculo para os bancos comerciais nos próximos meses, exacerbada pela fraca procura de crédito no sector do petróleo e na economia em geral”.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment