Angola ou MPLÂNDIA?
Está nas nossas mãos

O que é que NÃO mudará, com a entrega (antecipada) do “Colar de Presidente” a João Lourenço? A corrupção é um fenómeno sócio-cultural universal, bem o sabemos e sentimos. E também sabemos que Angola, ou melhor, que a MPLÂNDIA tem andado sempre nos píncaros de qualquer índice internacional que meça este fenómeno.

Por Tchockwe Tchockwe

A posição na tabela varia pouco, de ano para ano, mas é consensual que o País tem estado sempre no “grupo da frente” dos mais corruptos do Mundo. Este é um dos legados mais visíveis da omnipresente “gestão” danosa do MPLA, à frente dos destinos do nosso arruinado País.

Mas, então, o que vem a ser isto da “corrupção”? Ora, diz quem sabe, que a corrupção inclui crimes contra o Estado e a economia popular, tais como o tráfico de influências, o nepotismo, a apropriação ilícita de bens públicos, o clientelismo, o suborno, o estelionato de coisa pública, etc., etc., etc..

Diz o Povo, na sua aparente simplicidade, que “o cabrito come onde está amarrado”. Pois é, e vem agora João Lourenço, do alto dos seus 43 anos de comprometida militância no seu “Partido do Coração”, dizer que “o combate à corrupção é um desafio grande (…) que, embora difícil, não é impossível (…) e que quem vai conseguir vencê-lo não é o cidadão João Lourenço, o militante João Lourenço (…) quem vai conseguir vencê-lo é o próprio MPLA, que é uma verdadeira máquina”.

Ora, é aqui que reside o grande problema: J Lo dá-nos a entender, como se fossemos todos matumbos, que o MPLA saído de mais uma “esmagadora vitória (pseudo-)eleitoral” poderia gerar uma força interna capaz de se opor, com sucesso, à deriva criminosa que o próprio, através das suas “elites dirigentes”, tem intentado contra o embrionário Estado angolano, desde há décadas-

Bem, das duas… uma: ou João Lourenço ainda não aprendeu a conhecer as dinâmicas permitidas, e mesmo incentivadas, dentro do seu “Partido do Coração” ou, o que é pior, finge-se de ingénuo para capitalizar sobre a anestesiada população eleitora, politicamente apática, e tolerante à mensagem “daqueles que já conhecem” (os “camaradas”, claro está!).

João Lourenço apresenta ao Povo um curriculum totalmente comprometido com o “Partido sem Mácula”: nasceu politicamente no partido, cresceu com a sua ideologia marxista-leninista, actualizou-se quando a moda passou a ser o neo-liberalismo, tornou-se general-empresário, aceitou com um sorriso as “benesses e honrarias” que o MPLA lhe quis oferecer e sente-se umbilicalmente agradecido ao Partido “por tudo”, tal como um bom filho em relação ao pai!

Serviu sempre o MPLA com desvelo e orgulho, sendo um dos seus históricos mais fiéis. Por isso, também, a escolha do regime para suceder a JES. Sim, dizemos bem: a escolha do REGIME que, naturalmente, tem fundadas esperanças na gratidão e protecção do seu novo “filho pródigo”.

Em resultado do que acima se disse, é forçoso perguntar: Como é que este personagem, por melhores que fossem as suas intenções, poderia comandar uma ruptura com um passado-presente de corrupção endémica, amiguismo, sobre-facturação de obras públicas, falência fraudulenta de Bancos e outras instituições participadas pelo Estado, iniquidade nas nomeações para o funcionalismo público, privatização de lucros e estatização de prejuízos, associação criminosa e tantos outros vícios? Onde é que iria buscar a força política para o fazer? Quem, de dentro do “Partido de Deus”, quereria ombrear com J Lo nesta cruzada sem tréguas? Meus senhores, a ingenuidade e a alienação mental têm limites!

J Lo não é um civil, e já lá vão quase 15 anos desde o calar das armas. Está visto que, para credibilizar e (bem) governar o nosso KIMBO, nada como “O Partido” nomear alguém que vista uma farda. Este facto, com certeza, foi bem ponderado e não é inocente…

General, com especialização em artilharia pesada, João Lourenço é também formado em Ciências Históricas por uma universidade da antiga União Soviética. Salvo melhor entendimento, J Lo (criativamente apelidado de João “Malandro”) não parece ser o homem de rupturas de que Angola precisa “como do pão para a boca”, optando antes pelos continuismos, acomodamentos e lealdades.

A vantagem de renovação e abertura política que teria se fosse um civil oriundo da intelectualidade angolana, ou alguém “com provas dadas” e forjado fora da escola partidária, esfuma-se na sua condição de militar de alta patente (general de 3 estrelas), num cenário de conhecido despotismo castrense, tolerado pela sociedade civil, como só acontece nas mais retrógradas ditaduras militares da América Latina, sudeste asiático e “mãe-África”.

Empresário, como é da praxe na classe dos oficiais generais em Angola, será possível imaginá-lo a correr o risco de afrontar os tentaculares interesses instalados, há já dezenas de anos, tentando introduzir legislação de que o País carece para, por exemplo, impedir os famosos “conflitos de interesses”, que se multiplicam à velocidade da luz, sem qualquer consequência para os envolvidos? Não nos parece que tal cenário, verdadeiramente, pudesse vir a estar sobre a mesa, independentemente das boas intenções do candidato do Sistema. Como se diz, acertadamente, em linguagem corrente: “de boas intenções está o inferno cheio!”

Angola encontra-se numa encruzilhada histórica: ou segue pela via já conhecida, e conforma-se com a destruição do País às mãos de uma associação, digamos, pouco cumpridora dos deveres cristãos, ou encara a possibilidade de MUDANÇA, dando o benefício da dúvida “aos angolanos que pensam diferente”.
Errar é humano, mas persistir no erro é, porventura, sintoma de insanidade ou masoquismo. Esperemos que o eleitorado não tenha memória curta, e que não seja necessário o “dia de reflexão”, na véspera de 23 de Agosto, para que se aclare o sentido de voto de cada um. Afinal, o que está em causa é o presente e, principalmente, o FUTURO de todos nós e das gerações vindouras.

Artigos Relacionados

One Thought to “Angola ou MPLÂNDIA?
Está nas nossas mãos”

  1. Faustino Lopes

    Dentro de uma organização independentemente dos indivíduos que lá se encontram há sempre alguém que faz a diferença. Dos discursos que o candidato do MPLA tem adotado nas suas abordagens, vê-se que ele está comprometido em marcar a diferença nessa nova era em que Angola vive. Se todos o ajudarem certamente Angola será melhor do que é hoje.

Leave a Comment