20 MIL ADERIRAM JÁ AO XIKILA MONEY

ANGOLA. Mais de 20 mil pessoas aderiram já, desde Março, ao serviço Xikila Money, um dos segmentos de negócios do Banco Postal angolano, que permite transacções bancárias através de um telemóvel.

A informação foi hoje avançada pelo director de marketing da Xikila Money, Paulo Silva, no acto de lançamento da operação deste serviço, cujos testes se iniciaram em Março, com a abertura de quatro agências, três na província de Luanda, capital do país, uma no Huambo, e 90 quiosques ou postos bancários, 60 dos quais instalados em Luanda e os restantes no Huambo.

Segundo Paulo Silva, o serviço propõe a inclusão financeira das pessoas “que permite que muito facilmente qualquer cidadão maior de idade possa abrir uma conta bancária”.

“Por vezes, a barreira para a bancarização é a falta de documentação exigida pela banca convencional, nós temos uma solução que permite mesmo com a apresentação de menos documentos, sem a apresentação do número de identificação fiscal ou de um comprovativo de morada, nós facilitamos a abertura de contas das pessoas”, sublinhou.

Paulo Silva avançou que actualmente já é possível através de uma mensagem de telemóvel fazer-se por exemplo um carregamento de saldo para um telemóvel.

“Já temos uma oferta mais alargada, já é possível pagar energia, serviços de televisão, o telemóvel passa a ser o instrumento fundamental para a vida das pessoas para transaccionar as suas necessidades de serviços financeiros”, frisou.

O responsável disse ainda que cerca de 60 estabelecimentos comerciais já aderiram à solução, destacando a “boa adesão” ao serviço.

Neste período inicial, os depósitos e o pagamento de bens e serviços foram as principais transacções financeiras registadas, sendo que das 20 mil contas abertas 75% são clientes transaccionais e 20% utilizadores de ‘smartphone’.

O Xikila Money dispõe entre as várias opções de serviço os depósitos à ordem, transferências interbancárias – entre contas Xikila – envio de remessas nacionais, pagamentos de serviços – telecomunicações, televisão, energia, entre outros – pagamentos em estabelecimentos comerciais, levantamentos, consultas de saldo e movimentos e alteração do código secreto.

Lusa

Artigos Relacionados

One Thought to “20 MIL ADERIRAM JÁ AO XIKILA MONEY”

  1. […] post 20 MIL ADERIRAM JÁ AO XIKILA MONEY appeared first on Folha 8 Jornal Angolano Independente | Notícias de […]

Leave a Comment