1° CONCERTO REGIONAL DE MÚSICA E DANÇA TRADICIONAL

ANGOLA. O Ministério da Cultura de Angola, em parceria com a Imogestin, realiza a 24 de Junho do ano em curso, na cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, a “Primeira Edição do Concerto Regional de Música e Dança Tradicional”.

O evento visa, entre outros objectivos, contribuir para o resgate, preservação e divulgação dos valores culturais das comunidades rurais do país, para a divulgação da música e dança tradicional angolana e colocar na Agenda Cultural Nacional, feita pelas Comunidades Rurais.

Para o efeito, a primeira edição do concerto contará com a participação de grupos de música e dança tradicional e de marimbeiros das províncias do Cuanza Norte, Malanje e Uíge.

Refira-se que em Angola, cada estilo de música apresenta-se com um estilo particular de dança. Logo, não se pode dissociar a música da dança, dado se tratar de duas manifestações culturais intrinsecamente ligadas. As danças tradicionais assumem uma presença ímpar no quotidiano do povo angolano, sendo um produto de um contexto apelativo, que desde cedo o indivíduo interioriza, as estruturas rítmicas da música nacional.

Apesar da presença constante da música e da dança no dia-a-dia do cidadão comum, tem-se notado uma desvalorização crescente dos ritmos tradicionais angolanos, favorecendo os mais modernos e outros ritmos e estilos sob influência de outras culturas – aculturação.

Artigos Relacionados

One Thought to “1° CONCERTO REGIONAL DE MÚSICA E DANÇA TRADICIONAL”

  1. […] post 1° CONCERTO REGIONAL DE MÚSICA E DANÇA TRADICIONAL appeared first on Folha 8 Jornal Angolano Independente | Notícias de […]

Leave a Comment