ZUNGUEIRA RUN, MADE IN ANGOLA

ANGOLA. Oito jovens programadores angolanos desenvolveram um jogo para ‘smartphone’ recriando as típicas corridas dos fiscais às “zungueiras”, mulheres que vendem um pouco de tudo pelas ruas de Luanda, o qual, em apenas três dias, foi descarregado 6.100 vezes.

O jogo Zungueira Run, que tem em “Mana Augustina”, de bacia à cabeça, a figura principal, consiste numa ‘app’ (aplicação) para telemóvel desenvolvido por estudantes angolanos, sete dos quais ainda no ensino secundário e um a frequentar a universidade. Têm idades entre os 16 e os 24 anos, e o gosto pela programação levou-os a criar, em Agosto, a empresa Bantu Games e um jogo que chegou à semifinal da Microsoft “Imagine Cup”.

“Queríamos desenvolver um jogo característico, nosso, de ‘endless runner’ ou corrida infinita. E nessa categoria existem dois personagens principais: quem foge e quem persegue. No nosso meio [Luanda] acabei por ver que quem pratica a corrida infinita, todos os dias, são as ‘zungueiras’, a fugirem dos fiscais”, contou à Lusa Xande Pinto, o mais novo do grupo.

A venda ambulante é proibida em Luanda pelas administrações municipais, ao mesmo tempo que é possível comprar-se de tudo um pouco em qualquer rua, enquanto a “corrida” também se tornou habitual. Ou seja, quando estas mulheres, de bacia à cabeça com o “negócio” para vender, fogem, ao mínimo sinal da presença dos fiscais municipais, deixando na rua a mercadoria, desde utensílios da cozinha, a roupa, passando por fruta ou sabão.

Para acabar com a venda ambulante desordenada nas ruas da capital angolana, várias administrações municipais da capital estão mesmo a aplicar multas a partir de 45.009 kwanzas (quase 250 euros), equivalente a dois salários mínimos nacionais.

“Foi só adaptar a nossa realidade ao jogo”, explica, por seu turno, Xande Pinto, assumindo a inspiração no famoso Subway Surfers, outro jogo para ‘smartphone’, também da categoria de corrida infinita.

Disponível para já apenas para modelos com sistema operativo android – e com uma versão para Iphone prometida até final do ano -, a versão experimental do Zungueira Run foi descarregada 6.137 vezes nos três primeiros dias, entre 14 e 16 de Outubro.

“Queremos que as pessoas usem o jogo e dêem as opiniões, porque este é uma versão experimental, para que no fim, o Zungueira Run não seja desenvolvido pelo Bantu Games, mas por todos os angolanos”, explicou ainda Xande Pinto.

Para já, o ‘download’ do jogo é gratuito e o negócio destes jovens passará por rentabilizar com a inserção de publicidade.

“Antes éramos só um grupo de programadores, agora somos uma pequena empresa de desenvolvimento. Pretendemos mostrar que existem jovens com capacidade em Angola”, rematou o mais jovem dos fundadores da Bantu Games.

Fonte: Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment