RISCO DE CONVULSÃO SOCIAL

MOÇAMBIQUE. A Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-Central Sindical) alertou hoje para o risco de convulsões sociais devido à escalada de preços de produtos básicos, assinalando que a maioria dos moçambicanos enfrenta um elevado custo de vida.

“Gostaríamos de alertar o Governo e os comerciantes que uma escalada de aumento de preços, sobretudo dos produtos básicos, vai saturar as populações, o que pode degenerar em convulsões sociais de consequências imensuráveis”, afirmou o secretário-geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe.

Falando num seminário sobre mecanismos de recuperação da dívida à Segurança Social, Munguambe defendeu que, face ao agravamento das condições de vida dos trabalhadores moçambicanos, o executivo deve rever os critérios de fixação do salário mínimo nacional.

“A OTM não pode deixar de manifestar publicamente a sua profunda preocupação com o elevado custo de vida que a maioria dos moçambicanos está a enfrentar”, afirmou.

Alexandre Munguambe disse ainda que os trabalhadores moçambicanos estão saturados com a instabilidade militar que assola o país, numa alusão aos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição.

Na semana passada, o Banco de Moçambique (BM) reviu a previsão de crescimento económico para 3,5% e a inflação para pelo menos 29% em 2016 e alertou para o “nível crítico” das reservas líquidas, que cobrem apenas três meses de importações.

Artigos Relacionados

Leave a Comment