REDE DE FISCALIZAÇÃO DA PESCA

ANGOLA. O último centro regional de fiscalização da pesca em Angola começa hoje a funcionar no Dande, província do Bengo, concluindo a primeira fase deste projecto, iniciado em 2012 e que pretende monitorizar a actividade pesqueira em águas nacionais.

A inaugurar hoje, será o sétimo centro do género e está apetrechado com um sistema de monitorização contínua via satélite para “controlo das embarcações de pesca”, bem como um sistema de rádio para comunicação com os mesmos barcos, explicou à Lusa fonte do Ministério das Pescas.

Estes centros, além do novo no Dande, também os instalados nomeadamente no Namibe (2012), Cuanza Sul (2013), Zaire (2014), Cabinda (2014) e em Luanda (Março), incluindo a estação central, podem accionar os barcos-patrulha que navegam ao longo da costa angolana.

“Ficam em conexão permanente com os nove postos de observação de rádio instalados ao longo de toda a costa para a recolha de informações sobre as actividades de pesca”, acrescenta o ministério.

O director-geral do Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura, Domingos Azevedo, explicou, em declarações à Lusa, que com a inauguração do centro regional do Bengo fica concluída a primeira fase do projecto.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment