PETRÓLEO FAZ ESTREMECER ANGOLA E NIGÉRIA

DESINVESTIMENTO. Angola e Nigéria vão ser os países mais afectados pela quebra do investimento no sector petrolífero, que vai cair 100 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos, segundo a consultora Wood Mackenzie.

“Os governos na África subsaariana têm de reavivar a indústria de exploração de petróleo, oferecendo vantagens fiscais atractivas em vez de procurar aumentar as receitas fiscais no actual contexto”, disse o investigador principal da Wood Mackenzie para a região, Femi Oso, na Africa Oil Week, que decorre até sábado na Cidade do Cabo.

As despesas de capital das principais empresas petrolíferas vão cair 100 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos, considera a consultora, especificando que Angola e Nigéria, os dois maiores produtores, vão ser os mais afectados, de acordo com uma notícia do jornal sul-africano Business Day, que não explicita o valor actual do investimento na região.

Esta região do mundo, que actualmente produz quase cinco milhões de barris por dia, pode ver a produção cair para 2,6 milhões em 2030 devido ao desinvestimento dos grandes produtores, sendo que Angola e Nigéria deverão ser os mais afectados, pois a exploração de petróleo nestes países é feita em águas ultra-profundas, tendo por isso um custo mais elevado.

“Os cortes na exploração na região vão também contribuir para uma descida da produção a longo prazo, já que os produtores afastaram-se de novas descobertas, preferindo apostas nas já existentes”, continua o analista, apontando, no entanto, que “a recente confirmação da gigantesca descoberta do campo Owowo (estimada em mil milhões de barris), na Nigéria, mostra bem a qualidade dos recursos naturais que a África subsaariana ainda tem para oferecer”.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment