OBRAS NO CINE TROPICAL

ANGOLA. O Cine Tropical, emblemático edifício colonial português construído na década de 1960, em Luanda, vai receber obras de modernização e para criação de novos espaços, o que acontece mais de dez anos depois da última intervenção.

O Ministério da Cultura de Angola emitiu esta semana um aviso que dá conta do seu encerramento temporário, por um período de dois meses, a contar de 18 de Setembro, para as benfeitorias.

Em declarações à Lusa, o director-geral da Empresa Distribuidora e Exibidora de Cinema (EDECINE), Lourenço Roque, explicou que as últimas melhorias efectuadas naquele espaço multiuso, ocorreram em 2000, apresentando já alguma degradação.

Acrescentou que as obras decorrem no âmbito de uma parceria público-privada, escusando-se a avançar os custos da mesma.

Obras que são necessárias para a modernização do histórico edifício, disse, bem como para a criação de novos espaços para permitir a realização de vários eventos, nomeadamente exposições de arte e cultura, cinema, espectáculos de variedades e lançamento de obras musicais e literárias.

A intervenção será feita no global, com a modernização da parte interna, preservando-se, no entanto, a essência e características histórico-cultural da parte externa.

Lourenço Roque explicou que no interior vão ser reparados o palco, camarins, chão, escadas de acesso e casas de banho, salientando as intervenções a nível das redes de água, energia, esgotos, ar condicionado e tecto.

Os trabalhos a cargo de uma empresa angolana incluem também a reparação e modernização da cozinha e áreas afins, pintura geral do edifício e a instalação de novos equipamentos e mobiliário.

A construção de rampas para o acesso de pessoas com deficiência, a criação de serviços de emergências e condições para a prestação de serviços de restauração e atendimento público constam também das obras.

Anteriormente designado Cine Bar, Dancing Tropical o emblemático edifício do tempo colonial português, além da projecção de filmes, tinha como actividades a realização de bailes e espectáculos de outros tipos.

Para a exibição de filmes, a sua principal actividade, a sala dispunha de cerca de 700 lugares, que variavam em função da actividade e do evento a realizar.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment