MORREU MANUEL PEDRO PACAVIRA

ANGOLA. O membro do Comité Central do MPLA e deputado à Assembleia Nacional, Manuel Pedro Pacavira, faleceu hoje por doença, em Lisboa, aos 77 anos.

A nota fúnebre emitida pelo MPLA refere que Manuel Pedro Pacavira ingressou nas fileiras do MPLA no momento da sua fundação, em 1956, onde se destacou como um militante bastante activo, que coordenou vários grupos de patriotas dos mais diversos estratos sociais do povo angolano.

Acrescenta que o nacionalista integrou a primeira Comissão Directiva do Movimento Popular de Libertação de Angola, então coordenada pelo presidente Agostinho Neto.

“Combatente destemido pela Independência Nacional de Angola, o camarada Manuel Pedro Pacavira foi um nacionalista e africanista convicto, que, por causa disso, muito cedo conheceu as cadeias coloniais, tendo nelas permanecido de 1960 a 1974, depois da queda do então regime colonial/fascista, em Portugal”, lê-se no comunicado.

Fruto da confiança depositada, após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, Manuel Pacavira desempenhou cargos de grande responsabilidade, tanto no MPLA, como no Governo, “com muito brio e dedicação”, realça o documento.

Artigos Relacionados

Leave a Comment