HELICÓPTEROS NÃO TARDAM A CHEGAR

ANGOLA. O embaixador da Itália em Angola abordou hoje, em Luanda, com o ministro da Defesa angolano, a conclusão de um acordo para a aquisição de helicópteros.

No final do encontro, Cláudio Miscia disse aos jornalistas que foi solicitado um financiamento para este acordo – cujo contrato está avaliado em 90 milhões de euros -, que espera venha a ser concluído até final deste ano, mas sem adiantar mais pormenores.

Quem também se prepara para fornecer helicópteros a Angola é a Rússia, de acordo com um representante da Rosoboronexport, a empresa russa responsável pelas exportações militares do país.

Segundo Yury Demchenko, que falava hoje à margem de uma feira internacional aeroespacial e de defesa sul-africana (Setembro), Angola deverá receber novos helicópteros Mil Mi-8/17 e Mil Mi-24/35 entre 2016 e 2017.

O responsável russo, que liderou a delegação da Rosoboronexport naquela feira, uma das maiores do género em África, explicou que estes helicópteros de utilização militar continuam a ser dos mais procurados pelos países africanos e novas unidades já foram entregues entre 2014 e 2016 às forças armadas de Angola, Sudão, Uganda e Ruanda.

“Entre 2016 e 2017, planeamos continuar a exportar estes helicópteros para Angola, Mali, Sudão e Nigéria. A nossa posição neste mercado em África é sólida, por isso estamos optimistas em reforçá-la”, disse Yury Demchenko, em Pretória, citado pela agência de notícias estatal russa, TASS.

As Forças Armadas Angolanas integram cerca de 100.000 operacionais, nos três ramos, e dados não oficiais apontam que já contam com 53 helicópteros Mil Mi-8/17 e mais 15 Mil Mi-24/35.

Angola encomendou em 2015, conforme noticiado então pela Lusa, seis helicópteros à construtora AgustaWestland. Propriedade da italiana Finmeccanica, a AgustaWestland constrói entre outros os helicópteros EH101 e Lynx.

Artigos Relacionados

Leave a Comment