EMPRÉSTIMO PARA PAGAR O TERCEIRO BOEING

ANGOLA. O Estado angolano contraiu um empréstimo intercalar de 153,6 milhões de dólares para garantir a entrega do terceiro avião Boeing 777-300 ER encomendado pela transportadora aérea TAAG, segundo um despacho presidencial a que a Lusa teve hoje acesso.

De acordo com o documento, assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, com data de 23 de Agosto e que concede uma garantia soberana à operação, trata-se de um “empréstimo intercalar” concedido pela Boeing Capital Corporation (BCC), justificado pela “necessidade” da “pontualidade da entrega por parte do fabricante, prevista para Agosto deste ano”.

De acordo com a Lusa, trata-se de um empréstimo intercalar, tendo em conta o financiamento previsto pelo Exim Bank (banco de fomento das exportações norte-americanas) para esta aquisição, mas que ainda não estará disponível.

A entrega desta aeronave pela norte-americana Boeing, a última de uma encomenda de três, chegou a ser anunciada para Junho passado pelo administrador da companhia aérea de bandeira angolana. Desde então, a TAAG tem vindo a cortar várias ligações menos lucrativas, de forma a reduzir os prejuízos.

Em declarações à Lusa em Maio último, durante o voo de demonstração do Boeing 777-300 ER “Iona” – o segundo desta encomenda -, Peter Hill, presidente do Conselho de Administração da companhia aérea estatal angolana, garantiu o objectivo de reforçar as rotas para Portugal, as mais lucrativas da empresa.

Artigos Relacionados

Leave a Comment