ECONOMIA VAI CRESCER 3,4%

MOÇAMBIQUE. A economia de Moçambique vai crescer 3,4% este ano, acelerando para 05% no ano seguinte e 5,9% em 2018, de acordo com um inquérito realizado pela agência de informação financeira Bloomberg junto de economistas e analistas.

De acordo com o resultado da auscultação, Moçambique deverá ver o Produto Interno Bruto aumentar 3,4%, ligeiramente abaixo dos 3,7% previstos actualmente pelo Executivo, depois de várias revisões em baixa da estimativa de crescimento para este ano.

A sondagem, que revela uma descida de 4,1% para 3,4% face à última estimativa, foi levada a cabo durante os últimos cinco dias, tendo participado, entre outros, os economistas da consultora Business Monitor Internacional (BMI), da Capital Economics e da IHS, para além da agência de notação financeira Fitch e o Standard Bank.

A BMI é a mais optimistas, antecipando um crescimento de 3,8% este ano, ao passo que o Standard Bank antecipa apenas uma expansão da economia na ordem dos 1,6%.

No princípio de Outubro, no ‘World Economic Outlook’, o Fundo Monetário Internacional tinha revisto em baixa a previsão de crescimento de Moçambique para 4,5% este ano, enquanto a Economist Intelligence Unit antecipa uma expansão económica de 3,8%, a mais baixa dos últimos 15 anos.

Artigos Relacionados

Leave a Comment