UEA divulga os nossos escritores em Portugal

UEA divulga os nossos escritores em Portugal - Folha 8

A direcção da União dos Escritores Angolanos continua engajada na promoção, distribuição e assinatura de acordos de cooperação com instituições académicas e editoras europeias com o fito de internacionalizar cada vez mais a literatura angolana.

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), António do Carmo Neto, procedeu à entrega à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de vários títulos de autores angolanos, particularizando-se seis antologias em português, todas elas já traduzidas em inglês, francês, árabe, italiano e alemão.

Num encontro informal com Paulo Farmhouse Alberto, Director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o escritor Carmo Neto referiu que a preferência pelas ofertas de antologia à Biblioteca da Universidade e ao Instituto Internacional de Literatura, decorre do facto de se procurar que uma maior número de autores angolanos possa estar exposto nas academias para se tornarem conhecidos e estudados.

“Essas obras que entregámos à Faculdade de Letras servirão para colmatar a lacuna existente quanto à ausência de obras de autores angolanos na sua Biblioteca. Até mesmo alguns escritores nossos de reconhecido prestígio internacional não constavam na biblioteca da referida instituição. Igualmente, ao privilegiarmos a oferta de um maior número de antologias, queremos que um leque mais diversificado de autores possa estar disponível aos leitores universitários e não só. Além disso, essas mesmas antologias, tendo sido traduzidas já em inglês, francês, árabe, italiano e alemão, seguirão para o Instituto Universal de Literatura”, disse.

Por seu lado, Paulo Farmhouse Alberto agradeceu o gesto da UEA, e aproveitou a oportunidade para manifestar o interesse da instituição académica que dirige de cooperar de forma permanente com a UEA a fim de incentivar a leitura e o estudo de obras de autores angolanos, devido à evidente qualidade que ela apresenta na sua globalidade.

Fruto dessa parceria mutuamente vantajosa, no início do segundo semestre deste ano, acontecerá na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa uma mesa redonda internacional sobre literatura angolana, onde estarão presentes estudiosos idos de Luanda para fazerem uma radiografia da literatura produzida em Angola.

Acto subsequente, e ainda na esteira do acordo, está já programado o lançamento, no auditório daquela instituição de ensino superior, da próxima obra do escritor Roderick Nehone, intitulada “Filho querido”, uma cerimónia que vai também confirmar a parceria que a UEA estabeleceu com o grupo Leya para a co-edição da autores angolanos.

De recordar que o acordo com a Leya visa essencialmente facilitar a circulação, distribuição e venda de obras de autores angolanos no espaço da União Europeia, particularmente em Portugal.

Artigos Relacionados

Leave a Comment