A Força Aérea Nacional (FAN) anunciou hoje a criação de uma comissão de inquérito para investigar a queda de um helicóptero militar durante um espectáculo aéreo em Saurimo, no interior do país.

O incidente, envolvendo um helicóptero Alouette III, ocorreu ontem, durante as comemorações dos 39 anos da FAN, centradas na Base Aérea de Saurimo, na província da Lunda Sul, tendo resultado em ferimentos graves nos dois ocupantes.

“Estava-se a fazer evoluções, manobras de demonstração de performance do helicóptero, quando ocorreu o acidente. É prematuro, neste momento, dizermos directamente o que terá causado o acidente”, disse aos jornalistas o chefe-adjunto da Direcção de Segurança e Prevenção de Acidentes da FAN, coronel Isaías Francisco.

O oficial confirmou a constituição de uma comissão de inquérito para investigar este incidente, que, além de danos não revelados na aeronave, deixou os dois feridos em estado grave com “prognóstico reservado”.
“A aeronave tem as suas inspecções em dia, não tinha anomalias e de outro modo não teria vindo para fazer os voos de demonstração. O aspecto da manutenção está salvaguardado”, afirmou o coronel Isaías Francisco.

Assistiam às comemorações do aniversário da FAN, em Saurimo, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Angola, general Sachipengo Nunda, entre outras altas patentes militares do país.

Foto: Arquivo

Partilhe este Artigo