Estragou o país, transformou homens honestos de ontem em criminosos de hoje. Refiro-me a criminosos porque para mim, e falo por mim, todo o corrupto é criminoso pois estou entre aqueles tantos angolanos que chegaram à conclusão de que em Angola a corrupção já matou mais do que a Sida.

Por Fernando Vumby
Fórum Livre Opinião & Justiça

M anos, somem as consequência dos assaltos aos cofres públicos, da lavagem de capital e dos montantes em causa e concluirão quantas mortes, especialmente de crianças, se poderiam evitar se os dinheiros fossem empregue em bens de primeira necessidade.

Somem os demagogos, populistas e verdadeiros aldrabões educados por ele e transformados em seus instrumentos, colocados em pontos estratégicos como os pontas de lança das manipulações de factos, resultados, de estatísticas e de quase tudo que é manipulável

Reparem bem a forma como ele conseguiu instrumentalizar todas as intuições nacionais ao ponto que conseguiu encaixar na cabeça dos generais, da policia, do exercito e de uma certa parcela da população uma espécie de amor profundo pela sua ditadura.

Hoje o policia já não precisa de ordens para prender, perseguir zungueiras, matar ou deixar morrer alguém até parece que isto dá lucro, é mesmo caso para dizer que há um amor profundo estranho pela profissão que exercem.

Há policias que até mesmo por iniciativa própria, ao revistar alguém colocam liamba nos bolsos das vitimas e perversamente este passa a ser logo o único motivo para o prender, não lhe dando se quer nenhuma possibilidade de defesa.

Assaltantes de bancos, no dizer de testemunhas, na hora da fuga alguns já foram vistos caminharem em direcção á cidade alta quase sem que ninguém os perseguisse, dando sinais de cumplicidade da própria presidência ou algum dos seus filhos.
Claro e como sempre os traídos pelo pensamento lógico alguns vão dizer : Eles não precisam chegar ate a este ponto por terem tudo em suas mãos!

Mais. Quem já viu o pior não acredita que algo seja impossível num reino onde corruptos e criminosos triunfam cada vez mais, galopantes mesmo sendo rumo ao nada!

Se um país quase inteiro é oferecido de bandeja aos chineses, porque duvidar?

Olhem para a justiça, que coisa mais bizarra e teatral, funcionando como se tudo estivesse dentro das regras que determinam as relações entre ela e os cidadãos!

A TPA, R. Nacional e os jornais do Estado já nem se fala, isto sem comentar ainda a alegria que se lê claramente no rosto de jornalistas como Ernesto Bartolomeu e outros tantos na hora do noticiário demagogo, manipulado e fantasiado nalguns casos voluntariamente pelos próprios jornalistas para agradar às chefias e à plateia apaixonada pela voz fina do artista em serviço.

Quem escutou com atenção e reparou no rosto do jornalista da TPA quando anunciava a primeira detenção do jovem Nito Alves, uma autêntica criança na altura, reparou a emoção inspirada pelo jornalista dando a sensação de que se o puto estivesse à sua frente na altura ainda o engolia.

Nunca vi tantas mentes distorcidas e tanta gente que recebeu boa educação em casa dos seus país assim tão instrumentalizada ao ponto de que a apetência para as práticas perversas é cada vez maior.

Até parece que dá lucro, e quem sabe?

Jornalistas que se livraram por um triz de uma morte certa porque foram alertados no último minuto se sentindo tão honrados e privilegiados mesmo conscientes de estarem a prestar o serviço informativo mais nojento nacional.

Partilhe este Artigo