Literatura infanto-juvenil da Lusofonia

Literatura infanto-juvenil da Lusofonia - Folha 8

O encontro decorre entre 2 e 7 de Fevereiro na Fundação “O Século”. Ondjaki (Angola); Ziraldo (Brasil); Luís Carlos Patraquim (Moçambique); Isabel Alçada; Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), são alguns dos nomes já confirmados.

O reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, é o presidente da Comissão de Honra do 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que vai ter lugar, entre 2 e 7 de Fevereiro, na Fundação “O Século”.

A Comissão de Honra deste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia conta ainda com a presença de Fernando Pinto do Amaral, o Comissário do Plano Nacional de Leitura; Teresa Calçada, Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra.

Integram também esta Comissão de Honra os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

O 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, promovido pela Fundação “O Século”, vai reunir vários escritores, ilustradores e contadores de histórias da Língua Portuguesa.

Entre 2 a 6 de Fevereiro, os escritores participarão em sessões nas escolas dos concelhos de Cascais, Oeiras e Amadora.

Os dias 5 e 6 de Fevereiro serão dedicados à reflexão sobre as diferentes temáticas relacionadas com a literatura infanto-juvenil na Lusofonia, temas que estarão em debate em várias mesas redondas, que contarão com a participação de escritores, ilustradores, narradores e especialistas.

O último dia do Encontro fica destinado à realização de oficinas de escrita, ilustração e narração.

Em paralelo, decorrerá nas instalações da Fundação “O Século” uma Feira do Livro temática, havendo, ainda, lugar para a apresentação de livros e narração de histórias.

São muitos os autores, ilustradores, narradores e especialistas que têm já a sua presença confirmada neste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia.

Autores: Adelice Souza (Brasil), Alice Vieira, Ana Maria Machado (Brasil), António Torrado, Carla Maia de Almeida, Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), Cláudia Marques, David Machado, Isabel Alçada, Isabel Minhós Martins, Margarida Botelho, Margarida Fonseca Santos, Ondjaki (Angola), Richard Zimler, Ziraldo (Brasil), Luís Carlos Patraquim (Moçambique).

Ilustradores: André Letria, Catarina Sobral, Danuta Wojciechowska.

Narradores: António Fontinha, Rodolfo Castro, Sónia Gamei.

Especialistas: Dora Batalim, Fernando Pinto do Amaral, Leonor Riscado, Teresa Calçada.

Dada a relevância deste Encontro para os profissionais do sector educativo, a participação neste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia é reconhecida como uma acção de Formação para Professores acreditada pelo Concelho Científico-pedagógico da Formação Contínua de Professores do Ministério da Educação de Portugal.

Todas as informações sobre o 1.º Encontro de literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia em: www.lusofonia.oseculo.pt

Artigos Relacionados

Leave a Comment