Libolo perde e adia a festa

O Recreativo do Libolo perdeu no terreno do Bravos do Maquis, por 2-1, adiando a decisão do título de campeão angolano de futebol pela terceira jornada consecutiva, agora para a última ronda do ‘Girabola’.

C om este resultado, Libolo e 1.º de Agosto decidem na última jornada do campeonato, no próximo sábado, quem leva o título de 2015.

Com dois jogos para disputar, à equipa do treinador português João Paulo Costa bastava o empate no Luena, Moxico, para fazer a festa já hoje, no final da 29.ª jornada, mas pela frente contou com um Bravos do Maquis desesperado por pontos para permanecer no ‘Girabola’.

Foi precisamente a equipa da casa a adiantar-se no marcador, resultado que permaneceu inalterado até meio da segunda parte. O Libolo restabeleceu o empate, fazendo a festa voltar aos adeptos visitantes, mas por pouco tempo, já que a equipa da casa voltaria a passar para a frente do marcador a cinco minutos do final.

Os golos do Bravos do Maquis eram festejados no estádio da Cidadela, em Luanda, pelos adeptos do 1.º de Agosto, que encurtou para apenas dois pontos a diferença para o líder, com apenas um jogo para disputar no campeonato, depois de três jornadas que já poderiam ter ditado o campeão de 2015.

Desde 2011 que o ‘Girabola’ não se decidia na última jornada, então conquistado pela primeira vez pelo Recreativo do Libolo (venceu ainda em 2012 e 2014).

Isto porque, além do desaire do campeão em título, os ‘militares’ derrotaram o Benfica de Luanda por 4-1, com todos os golos do 1.º de Agosto marcados até aos 52 minutos, perante a euforia dos adeptos.

Com esta pesada derrota, as ‘águias’ de Luanda, que durante várias semanas mantiveram cerrada perseguição ao líder Libolo, podem apenas fechar as contas de 2015 repetindo o terceiro lugar da época passada.

A fechar o lote dos primeiros, o Kabuscorp confirmou o mau momento com que termina a época e empatou no terreno do Progresso da Luanda Sul, sem golos, mantendo-se no quarto lugar, quando em 2014 terminou no segundo lugar.

Na cauda da tabela, o Recreativo da Caála festejou hoje no Huambo a permanência no ‘Girabola’, vencendo a Académica do Lobito por 2-1, deixando a equipa da província de Benguela aflita na entrada para a última jornada.

Na mesma situação fica o Sporting de Cabinda, que empatou em casa, sem golos, com o Sagrada Esperança, e o Bravos do Maquis, que apesar de ter derrotado o líder continua em lugar de descida.

Resultados da 29.ª jornada:

– Domingo, 4 Outubro:

Recreativo da Caála – Académica do Lobito, 2-1.

Benfica de Luanda – 1.º de Agosto, 1-4.

Petro de Luanda – Progresso do Sambizanga, 2-1.

Sporting de Cabinda – Sagrada Esperança, 0-0.

ASA – Desportivo da Huíla, 4-1.

Bravos do Maquis – Recreativo do Libolo, 2-1.

Progresso da Lunda Sul – Kabuscorp do Palanca, 0-0.

Interclube – Domant FC, 1-1.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 59 pontos.

2. 1.º de Agosto, 57.

3. Benfica de Luanda, 50.

4. Kabuscorp do Palanca, 48.

5. Interclube, 44.

6. Progresso da Lunda Sul, 40.

7. Petro de Luanda, 38.

8. Desportivo da Huíla, 36.

9. Recreativo da Caála, 36.

10. ASA, 35.

11. Sagrada Esperança, 34.

12. Progresso do Sambizanga, 34.

13. Académica do Lobito, 32.

14. Sporting de Cabinda, 30.

15. Bravos do Maquis, 30.

16. Domant FC, 19.

Artigos Relacionados

Leave a Comment