Libolo com título à vista

O Recreativo do Libolo deu hoje mais um passo para a renovação do título de campeão angolano de futebol ao receber e bater por 2-1 o Progresso da Lunda Sul, a quatro jornadas do fecho da competição.

A equipa de Libolo venceu desta vez a sensação do ‘Girabola’ 2015, pela margem mínima, mas suficiente para aumentar para sete pontos a vantagem do líder para o segundo classificado.

É que o Benfica de Luanda, que à entrada da 26.ª jornada estava a cinco pontos do Libolo, perdeu, por 1-0, na deslocação de hoje ao terreno do Recreativo da Caála. Valeu à turma do Huambo o golo de Paizinho, já depois do minuto 90, que fez descer o Benfica da capital para o terceiro lugar.

No topo da tabela, a equipa do Cuanza Sul permanece sem qualquer derrota na segunda volta da competição, desde que João Paulo Costa assumiu o comando técnico do Recreativo do Libolo, com o português próximo do seu primeiro título enquanto treinador principal em Angola.

A próxima jornada poderá ser já decisiva para desfecho do ‘Girabola’ de 2015, com a recepção das ‘águias’ de Luanda ao campeão em título e líder isolado da competição.

Em Luanda e ainda no domingo, destaque para o sempre emocionante dérbi entre os ‘militares’ do 1.º de Agosto e os ‘polícias’ do Interclube.

A vitória dos ‘militares’, por 2-0 – com ‘bis’ do internacional angolano Mateus Galiano, antigo jogador do Gil Vicente -, permitiu ao 1.º de Agosto subir ao segundo lugar, isolado, e a sete pontos do líder, classificação que poucos previam depois de um arranque de temporada muito aquém das expectativas para um dos maiores clubes angolanos.

Já no sábado, na recepção do Kabuscorp do Palanca ao Petro de Luanda, a equipa do polémico general Bento dos Santos ‘Kangamba’ regressou às vitórias, agudizando a sequência de maus resultados dos ‘petrolíferos’.

Bastou para o efeito o golo do avançado Meyong, logo aos 11 minutos, para definir o marcador, apesar das fortes críticas dos jogadores do Petro ao golo anulado aos 67 minutos, que poderia ter dado o empate.

Na cauda da tabela a vida está cada vez mais complicada para o Bravos do Maquis, que empatou a um golo em Luanda com o Progresso do Sambizanga, e para o lanterna-vermelha Domant do Bengo, que carimbou o mesmo resultado frente ao Sagrada Esperança.

Resultados da 26.ª jornada:

– Sábado, 19 Setembro:

Progresso do Sambizanga – Bravos do Maquis, 1-1.

Kabuscorp do Palanca – Petro de Luanda, 1-0.

Domant FC – Sagrada Esperança, 1-1.

– Domingo, 20 Setembro:

Recreativo do Libolo – Progresso da Lunda Sul, 2-1.

Desportivo da Huíla – Sporting de Cabinda, 1-0.

Académica do Lobito – ASA, 2-0.

Recreativo da Caála – Benfica de Luanda, 1-0.

1.º de Agosto – Interclube, 2-0.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 55 pontos.

2. 1.º de Agosto, 48.

3. Benfica de Luanda, 47.

4. Kabuscorp do Palanca, 46.

5. Interclube, 42.

6. Progresso da Lunda Sul, 39.

7. Desportivo da Huíla, 32.

8. Recreativo da Caála, 32.

9. Petro de Luanda, 31.

10. Progresso do Sambizanga, 31.

11. ASA, 29.

12. Académica do Lobito, 29.

13. Sagrada Esperança, 27.

14. Sporting de Cabinda, 26.

15. Bravos do Maquis, 24.

16. Domant FC, 18.

Artigos Relacionados

Leave a Comment