Espanha (já) berra!

Espanha (já) berra! - Folha 8

O ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, transmitiu hoje ao Governo angolano preocupação com os atrasos de Angola nos pagamentos da exportação de bens e serviços, mas garante que os empresários espanhóis pretendem continuar a “fazer coisas” no país.

A ntes, o ministro da Indústria, Energia e Turismo espanhol reuniu-se com o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, tendo assumido o “desejo e objectivo” espanhol de “continuar a fazer coisas” em Angola.

Para tal, apontou, é necessário “encontrar um marco regulatório estável e segurança jurídica, o mais claro possível do ponto de vista de distorções administrativas”.

“Também lhe transmiti [ao ministro Edeltrudes Costa] a preocupação que, particularmente ao longo dos últimos meses, estão a surgir como consequência de atrasos nos pagamentos de determinados bens e serviços por parte de empresas espanholas”, disse José Manuel Soria, na mensagem aos empresários nacionais.

Em causa está a diminuição das receitas fiscais com a exportação de petróleo por Angola, devido à quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, tendo o governante assumido a “disponibilidade” espanhola para apoiar o país no processo de diversificação da economia.

Segundo o ministro, o Governo angolano transmitiu uma mensagem de “tranquilidade” face a estas preocupações.

“Espanha tem um Interesse extraordinário em África, em geral, e particularmente no mercado angolano, não só como destino da exportação de bens e serviços, como também de lugar permanente de investimentos”, enfatizou o ministro da Indústria.

José Manuel Soria contactou com os empresários espanhóis em Angola, auscultando sobre “dificuldades” sentidas no pais, nomeadamente face à situação financeira actual.

Durante esta visita estão também previstas reuniões com os ministros angolanos da Geologia e Minas, Energia e Águas e dos Petróleos.

“Transmitir ao Governo de Angola uma mensagem inequívoca e clara do Governo de Espanha. Que Espanha quer estar presente em Angola, que apoia as empresas espanholas que estão em Angola e que quer fazer mais coisas do que já está a fazer em Angola”, enfatizou.

Ainda segundo Soria, a transportadora aérea espanhola Ibéria está a estudar a criação da terceira ligação semanal entre Espanha e Luanda, face ao crescente movimento entre os dois países.

De acordo com dados do Governo espanhol, Angola foi o terceiro parceiro mais importante de Espanha na África subsariana, até Setembro de 2014, no que toca a exportações. No sentido inverso, Espanha comprou 6,2 por cento das exportações angolanas, apenas ultrapassada (cerca de 50%) pela China.

Artigos Relacionados

Leave a Comment