Concurso para escolher desenho das novas moedas

Concurso para escolher desenho das novas moedas - Folha 8

O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou a concurso a escolha dos desenhos das novas moedas de 50 e 100 kwanzas que vão substituir notas atuais de igual valor, alusivos aos 40 anos da independência nacional.

O concurso, aberto a todos os residentes em Angola, decorre até 30 de Janeiro e prevê a selecção dos motivos visuais da face das duas novas moedas metálicas, sendo conduzido pela União Nacional de Artistas Plásticos e integrado ainda elementos do Ministério da Cultura, mas também do BNA, que presidirá ao júri.

Ao autor do desenho escolhido para cada um dos desenhos será atribuído um prémio monetário de 1 milhão de kwanzas (cerca de 8.000 euros), de acordo com informação do BNA.

O banco central angolano prepara a introdução das novas moedas com o valor facial de 50 e 100 kwanzas (respectivamente 40 e 80 cêntimos de euro) até Novembro deste ano, data em que se assinalam os 40 anos da independência angolana.

Já em Dezembro tinha sido lançada uma nova moeda, com o valor de 20 kwanzas, emitida em homenagem à Rainha Ginga (1582-1663), heroína da luta pela autodeterminação angolana, contra o colonialismo português.

Angola passará assim a contar, até ao final do ano, com sete moedas diferentes e cinco notas.

Artigos Relacionados

Leave a Comment