Vinhos do Alentejo apostam em Angola

Mais de 150 vinhos de 19 produtores do Alentejo vão ser apresentados na província de Luanda e no município do Lobito, de 30 Setembro e 2 de Outubro, respectivamente, em dois eventos que prometem dar a conhecer alguns dos vinhos produzidos naquela que foi recentemente considerada pelo USA Today a melhor região vitivinícola do mundo para se visitar.

Dirigido a importadores, profissionais da hotelaria e restauração, convidados e imprensa, o evento apresentará as mais recentes colheitas da Adega Cooperativa da Vidigueira, Adega de Borba, Adega Mayor, Ancomex, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Cortes de Cima, Ecoserv, Esporão, Ferreira Malaquias, Herdade do Perdigão, Herdade do Peso, Herdade do Rocim, Herdade dos Coelheiros, Herdade de S. Miguel, J. Portugal Ramos, Monte da Capela, Monte da Penha, Monte da Ravasqueira e Solar dos Lobos.

Os dois eventos realizam-se no Epic Sana Luanda Hotel e Hotel Terminus no Lobito e contam com duas provas temáticas: uma primeira sobre “A Arte do Corte” e uma segunda sobre “As uvas tradicionais do Alentejo”, ambas conduzidas pelo escanção Português, Manuel Moreira.

Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), este evento surge na sequência da estratégia de promoção em mercados externos dos Vinhos do Alentejo, sendo Angola o principal mercado de exportação da actualidade.

Em 2013 contabilizaram-se um total de 4.452 mil litros de vinho alentejano exportado para território angolano, contra os 3.912 mil litros registados em 2012, o que representa um notório aumento no volume exportado de 14 por cento.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9 por cento) quer em valor (46,7 por cento), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Artigos Relacionados

Leave a Comment