União Europeia disponibilizou 20 milhões de euros para desminagem

Vinte milhões de euros foram disponibilizados este ano pela União Europeia (UE) em apoio a projectos de desminagem em 11 províncias do país, numa iniciativa que visa melhorar a livre circulação de pessoas e bens.

O facto foi dado a conhecer hoje, na vila do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, pela responsável da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistências Humanitárias (CNIDAH), Rita Botelho Jesus Riba, durante o lançamento do projecto de desminagem no município do Bailundo.

Informou ainda que o montante está a ser aplicado nas províncias do Huambo, Benguela, Bié, Cunene, Cuando Cubango, Cuanza Sul e Malanje, Uíje, Zaire, Moxico e Cuanza Norte, incluídas no 10º fundo europeu de desenvolvimento.

Rita Riba explicou que, dos 20 milhões disponibilizados pela UE, 16 milhões serão empregues para o processo de desminagem e quatro para a assistência técnica, auditoria e avaliação.

Disse igualmente que nove organizações não-governamentais, sendo quatro nacionais e cinco estrangeiras, seleccionadas mediante a realização de um concurso público, irão ocupar-se das acções de desminagem.

A responsável anunciou que a província do Huambo vai beneficiar de um milhão e 624 mil euros para apoiar as operações de desminagem, a serem executadas pela organização não-governamental APACOMINAS (Associação de Profissionais Angolanos de Acção contra Minas), nos municípios do Bailundo, Huambo, Chicala-Chlohanga, Ucuma e Ecunha.

Realçou que a extensão do pacote, conhecido por adenda 2 do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento, foi uma intervenção directa da CNIDAH junto dos órgão do Executivo e da União Europeia, que mostra compromisso que o Estado angolano tem para o cumprimento atempado dos seus compromissos nacionais e, sobretudo internacionais, no âmbito da convenção de Ottawa.

Assumiu que o caminho para a eliminação completa de minas, e dos seus riscos é ainda longo, mas com o esforço e dedicação de toda a comunidade de acção contra minas será resolvido num espeço de tempo razoável.

“Angola, pela sua especificidade, nomeadamente a longevidade do conflito, o tipo e a estratégia de desminagem usada e o clima, requer um conjunto de acções diferenciadas, quando se compara com outros países que possuem outras particularidades, facto que nem sempre tem sido bem entendido pela comunidade internacional”, destacou.

Artigos Relacionados

Leave a Comment