Taxa de juro: a primeira subida no último ano

O Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou a taxa básica de juro em 0,25%, segundo informação divulgada no final da reunião mensal do Comité de Política Monetária, sendo esta a primeira subida no último ano.

Ataxa de juro estava fixada desde Julho passado em 8,75%, após um corte de meio ponto percentual, naquela que foi a primeira mexida desde Novembro de 2013.

Na reunião realizada para avaliar a situação económica angolana no mês de Setembro, o Comité de Política Monetária decidiu aumentar a taxa básica de juro para 9% ao ano.

Esta subida vem no sentido contrário da previsão feita no final de Agosto pelo vice-governador do BNA, Ricardo de Abreu, que admitiu novas descidas na taxa básica de juro, em função da evolução da inflação.

Nesta décima da reunião do ano do Comité de Política Monetária foi também decidido manter inalteradas as taxas de juro de Cedência de Liquidez (9,75% ao ano) e de Absorção de Liquidez (1,75%).

A inflação em Angola atingiu em Setembro 0,63%, uma ligeira subida (0,13%) face ao mesmo mês de 2013. A inflação dos últimos doze meses situou-se em 7,10%, segundo a informação divulgada pelo comité.

Na análise à evolução mensal da política monetária e actividade económica em Agosto, o BNA identificou que a taxa ‘LUIBOR Overnight’ se situou em 3,86% ao ano, enquanto nas maturidades de três e doze meses se fixou, respectivamente, em 7,32% e 9,52%.

O crédito à economia atingiu no mês passado um volume de 3,2 biliões de kwanzas (25,4 mil milhões de euros), “correspondendo a um aumento de 14,11% nos últimos doze meses”.

A próxima reunião do Comité de Política Monetária do BNA está marcada para 24 de Novembro.

Artigos Relacionados

Leave a Comment