A Academia Sueca anunciou hoje que os vencedores dos prémios Nobel 2014 serão revelados entre 06 e 13 de Outubro, à excepção do Nobel da Literatura, cuja data será posteriormente definida, como é habitual.

O primeiro prémio a ser anunciado será o Nobel de Fisiologia ou Medicina, a 06 de Outubro, pelo secretário do comité Nobel para Fisiologia ou Medicina, Göran K. Hansson, indica a Academia Sueca na sua página da internet.

Segue-se, a 07 de Outubro, o Nobel da Física, cujo anúncio será feito por Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia das Ciências Sueca.

A 08 de Outubro, à mesma hora, será a vez de o laureado com o Nobel da Química ser conhecido. O anúncio estará também a cargo de Staffan Normark.

Como é habitual, em Oslo, a 10 de Outubro, será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz. E é aqui que residem as esperanças do MPLA que, legitimamente, espera que o seu “arquitecto da paz”, também conhecido por “o escolhido de Deus”, José Eduardo dos Santos, vença.

O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de Outubro,  também pelo secretário permanente da Real Academia de Ciências Sueca.

“De acordo com a tradição, a Academia Sueca definirá a data para o anúncio do prémio Nobel da Literatura mais tarde. O prémio será anunciado por Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca”, lê-se no site da instituição, que tradicionalmente anuncia o vencedor a uma quinta-feira.

Também como de costume, todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

Partilhe este Artigo